CRAS Portão atende em novo endereço durante obras de reforma e ampliação da unidade
25 de julho de 2018 | 17h04

Serviços estão sendo oferecidos, temporariamente, no terminal rodoviário do bairro;
Obras integram o calendário “Atibaia, Mais Futuro Para Todos”,
celebrando 353 anos da cidade

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Portão está sendo reformado e ampliado pela Prefeitura da Estância de Atibaia e em razão dos serviços, iniciados esta semana, o atendimento realizado na unidade está, provisoriamente, em novo local: uma sala do Terminal Rodoviário do bairro.

A reforma e ampliação do CRAS Portão (localizado na Rua Prefeito Antônio da Cunha Leite, nº 3.209, Portão) é uma das obras que integram o calendário “Atibaia, Mais Futuro Para Todos”, em comemoração aos 353 anos da cidade, celebrados no último 24 de junho.

O objetivo da reforma e ampliação da unidade é garantir que o espaço continue atendendo a demanda da comunidade, além de promover a manutenção geral desse equipamento público para adequamento ao seu uso cotidiano. Dessa forma, o projeto contempla a construção de um novo ambiente externo, com cobertura, troca de piso, pintura geral e novo banheiro acessível. A área referente à reforma equivale a 261,40 m² e o investimento é de R$ 183.246,44.

Conforme a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no CRAS é realizado o Programa de Atenção Integral da Família – PAIF, que consiste na oferta de ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio de trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, bem como encaminhar para as outras políticas públicas.

Além disso, o CRAS conta com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras e estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS são equipamentos que executam as políticas públicas de assistência social e promovem o fortalecimento da convivência com a família e com a sociedade. Atibaia conta ainda com mais três CRAS (Imperial, Caetetuba e Tanque), áreas onde há predominância de famílias atendidas pelos programas sociais, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade.

“O trabalho de acolhimento, encaminhamento para diversos serviços e acompanhamento das famílias continua normalmente”, ressalta a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile. “É muito importante que as famílias participem dos programas sociais e se referenciem nas unidades dos CRAS do município”, complementou.

O CRAS Portão atende das 8h às 16h e, momentaneamente, em função da reforma da unidade permanente, disponibiliza o telefone 9-5891-6236 para contato. Mais informações na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Avenida Zeferino Alves do Amaral, nº 78, Centro) pelo telefone (11) 4414-0650.