Criança Feliz completa o primeiro ano em Atibaia

Criança Feliz completa o primeiro ano em Atibaia

Programa está em expansão na cidade e atualmente 120 famílias
são atendidas pela Administração Municipal

Uma comemoração na escola municipal Walter Engrácia de Oliveira, sexta-feira (14), no bairro Caetetuba, marcou o primeiro ano de atividades do Programa Criança Feliz em Atibaia. No evento, que contou com a presença do então prefeito em exercício, Emil Ono, além de oficinas com brinquedos e brincadeiras, apresentação musical e lanche, aconteceu também uma palestra com o tema “Educando com Amor”, ministrada pela médica pediatra Lucila Hashimoto.

O programa, que foi iniciado em Atibaia com a capacitação de 10 estagiárias e um supervisor técnico vinculado ao CRAS Caetetuba em dezembro de 2017, atualmente conta com 120 famílias cadastradas e em atendimento. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), o Criança Feliz está em expansão para o bairro do Tanque, que deverá cadastrar famílias já a partir de fevereiro de 2019.

Em 2018, Atibaia foi escolhida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para mostrar a prática do Programa Criança Feliz, desenvolvido na cidade como parte dos trabalhos da administração do prefeito Saulo Pedroso de Souza para atendimento à primeira infância, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No Programa Criança Feliz, equipes visitam semanalmente as famílias atendidas e fazem a análise das principais demandas, com encaminhamento para as diversas áreas, como saúde, educação, habitação, serviços disponibilizados pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), atualização ou inserção no Cadastro Único e outros.

O foco principal das visitas é fortalecer o vínculo afetivo e familiar das crianças de 0 a 3 anos com suas mães, gerando estímulos para o desenvolvimento saudável dos indivíduos. Em famílias que tenham integrante com alguma deficiência, o acompanhamento e estímulo é estendido até os 6 anos de idade.

Na comemoração de um ano do Criança Feliz em Atibaia, além do prefeito em exercício, também estiveram presentes a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile; Sueli Barros Pereira, técnica de referência do programa Criança Feliz, representando o secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; Décio Takahiema, supervisor do Programa Criança Feliz em Atibaia; Cristiane Guarnieiri, representando a Secretaria Municipal de Educação; Esmereide Buava, diretora da escola Walter Engrácia; e Mara de Castro Valente, presidente do Condica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social localiza-se na Rua Zeferino Alves do Amaral, 78 – Centro. O telefone para mais informações é o número 4414-0650.