Prefeitura informa sobre cuidados em relação à Dengue durante quarentena
27 de abril de 2020 | 14h18

Prefeitura informa sobre cuidados em relação à Dengue durante quarentena

Alguns sintomas podem ser confundidos com o Coronavírus e a doença é tão grave quanto; A Secretaria Municipal de Saúde alerta população em relação à Dengue

A Prefeitura da Estância de Atibaia informa a população sobre cuidados em relação à Dengue durante a quarentena. A Secretaria Municipal de Saúde e equipe de Vigilância Ambiental – Unidade de Vigilância em Zoonoses retomarão as visitas diárias casa a casa em todo o município, monitorando as residências e terrenos a partir do dia 1º de maio, para orientar ou identificar focos de larvas do mosquito da Dengue.

Durante o isolamento, foram registradas reclamações por meio da Ouvidoria Municipal de possíveis focos, que foram atendidas normalmente. Em 2020, até a última quinta-feira (23) foram registrados 117 casos, sendo 45 confirmados, 55 em investigação e 17 já foram descartados.

Os responsáveis pela Unidade de Vigilância em Zoonoses – UVZ orientam a população a aproveitar este período de quarentena para vistoriar seu quintal e toda a sua residência para eliminar possíveis focos de Dengue, ou até mesmo pontos que podem virar criadouros dos mosquitos Aedes aegypti. As reclamações podem ser realizadas no telefone (11) 4418-7800 da Ouvidoria Municipal.

Causas
O mosquito Aedes aegypti se domicilia com facilidade e cada indivíduo tem papel fundamental na prevenção quanto à proliferação. É essencial evitar focos de água parada no ambiente do lar e também no entorno, como em quintais e áreas comuns de edifícios.

Sintomas
Febre; dor de cabeça; dores musculares; mal-estar; dor ao movimentar os olhos; falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo.

Prevenção
É importante eliminar água parada como possíveis criadouros, visto que o mosquito precisa de água parada para se reproduzir. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, bem como mosquiteiros.