Região do Laranjal é primeira beneficiada com projeto “Cultura Perto de Você”
24 de março de 2022 | 09h40

Região do Laranjal é primeira beneficiada com projeto “Cultura Perto de Você”

Secretaria de Cultura levará iniciativa para mais bairros afastados da região central de Atibaia

Atibaia tem arte e cultura pelos quatro cantos da cidade. Com o projeto “Cultura Perto de Você”, a população de bairros mais afastados dos equipamentos artísticos da região central do município podem ter contato com as mais variadas atrações culturais. E a primeira tarde de atividades do projeto aconteceu no último sábado (19), no Centro Comunitário do Laranjal (Estrada da Fazenda São Bento, s/n, São Bento), para moradores da região.

No evento, promovido pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, o público apreciou apresentações realizadas pela Casa de Apoio Amigos do Bem (CAABEM), como um pocket show (apresentação curta) de mágica e malabares, além de um espetáculo da premiada Fama Dance de Atibaia, em parceria com a APAFAMA, por meio do programa Educando com Música e Cidadania. Para gerar interação do público com o projeto, a CAABEM promoveu uma oficina de teatro com jogos teatrais interativos que estimularam a coordenação motora, a memória e a criatividade.

Além das crianças, os adultos também marcaram presença no projeto e se divertiram tanto quanto os pequenos. “As minhas crianças se divertiram à beça, acho que eu mais ainda. Foi uma tarde cheia de gente simples, humildade e alegria. Obrigada, Prefeitura de Atibaia, por não nos esquecer”, destacou Leila Rodrigues, uma das munícipes presentes no evento.

Para Fabiano Faria, que também esteve na ação, a expectativa é de que aconteçam novos episódios culturais. “É realizador ver desejos sendo construídos em favor da comunidade. Vivemos tempos difíceis e momentos de risos e alegrias têm que ser supervalorizados. Obrigado a todos os envolvidos, valeu a pena e já esperamos mais”, salientou.

A ação visa a descentralização das ações culturais e proporciona enriquecimento cultural para todos os pontos da cidade, levando arte e diversão à população de bairros mais afastados. A ideia da Secretaria de Cultura é promover as atividades do projeto “Cultura Perto de Você” nos centros comunitários do município e facilitar o acesso às mais variadas atividades artísticas que Atibaia possui, fomentando os artistas locais e disseminando informação e apreciação cultural.

Atualmente, o uso de máscara não é obrigatório, mas diminui os riscos de contaminação por Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde de Atibaia, o uso de proteção facial é indispensável para idosos e pessoas com comodidades.