Prefeitura abre inscrições para cursos de Artesanato
13 de fevereiro de 2020 | 14h39

Prefeitura abre inscrições para cursos de Artesanato

Interessados nos cursos poderão se inscrever a partir do dia 13 de fevereiro até o dia 3 de março, das 9h às 11h e das 13h às 16h

Com o objetivo de promover e implementar ações de incentivo à produção cultural, a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, abre as inscrições para os cursos “Arte e Fuxico” e “Bonecas Tildas”. Os interessados poderão realizar a inscrição gratuita a partir desta quinta-feira (13) até o dia 3 de março, das 9h às 11h e das 13h às 16h, no Espaço Cultural Greca (Adolfo André, nº 2.080 – Vila Rica), com RG e comprovante de endereço em mãos.

O curso “Bonecas Tildas” será realizado às quartas-feiras em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. Os alunos aprenderão sobre as bonecas alongadas, feitas de tecido com suas curvas e volumes. Um destaque são as Tildas Negras que mostram toda a beleza étnica da mulher negra brasileira.

Já o curso de “Arte e Fuxico” acontecerá às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Neste curso, os inscritos poderão aprender sobre as pequenas trouxinhas de tecido feitas por meio de corte e franzido. A finalidade é levar as pessoas a prática das artes manuais com técnicas simples.

“Crochê para iniciantes” é mais um dos cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura de Atibaia. As aulas ocorrerão às quartas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h. O curso oferece técnicas como ponto baixíssimo, ponto baixo, meio ponto, ponto alto, duplo e triplo.

Outro curso é o de “Ponto Conduzido”, que acontecerá às terças-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h. O método é utilizado para unir duas ou mais cores na montagem de desenhos geométricos, sem que o fio seja trocado para a mudança de novelo. A técnica é muito utilizada na construção de tapeçarias, já que a peça é praticamente um espelho em ambos os lados, sem que haja qualquer tipo de nó do lado avesso.

O curso “Amigurumi” será ministrado às quintas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h. O nome do curso faz referência a uma junção de palavras de origem japonesa que significa “ami” – tricô ou malha e “nuigurumi” – bichos de pelúcia. Ou seja, podemos traduzir amigurumi como “bichos de pelúcia de tricô”.

Vale lembrar que as vagas são limitadas e a primeira atividade ocorrerá no dia 3 de março, às 14h, no Espaço Cultural Greca, onde será realizada uma palestra inicial. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura pelo telefone (11) 4411-1923 ou pelo e-mail cultura@atibaia.sp.gov.br.

Modo Texto