20 de abril de 2017 | 15h02

Cursos: “Tomate Orgânico” e “Feira do Produtor Rural” estão em andamento

Em agosto começa o curso do “Processamento Artesanal de Frutas”, que irá ensinar a fazer geleias, compotas e sucos.

Em agosto começa o curso do “Processamento Artesanal de Frutas”,
que irá ensinar a fazer geleias, compotas e sucos

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, oferece uma série de  cursos gratuitos para os agricultores locais, de forma que tenham melhores condições de desenvolver suas produções e, consequentemente, permanecer no campo.
Os cursos são ministrados por instrutores capacitados do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, entidade parceira da Prefeitura vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Neste momento estão em andamento dois cursos: “Tomate Orgânico” e “Feira do Produtor Rural” (sendo que este último ainda tem vagas).

O primeiro, dividido em seis módulos, traz para o produtor rural uma opção de cultivo diferente da convencional, a partir da não utilização dos produtos agrotóxicos, para que ele possa obter um produto de qualidade e o consumidor usufruir de uma produção diferenciada.
Já o segundo curso, intitulado “Feira do Produtor Rural”, capacita o agricultor a comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, promovendo uma relação de confiança e respeito.
Produtores com “Inscrição do Produtor Rural” que estiverem interessados no curso poderão comparecer no próximo dia 26 (quarta-feira) à Secretaria da Agropecuária, data do próximo encontro.
Ao todo são 272 horas de curso, com aulas efetuadas quatro vezes por mês, das 8h às 17h, na própria secretaria.

Ilustração

Em agosto terá início também o curso de “Processamento Artesanal de Frutas”, que irá ensinar a fazer geleias, compotas e sucos.
As aulas acontecem nos dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 17h, no Parque do Morango Duílio Maziero, no Campo dos Aleixos.
Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento pelo telefone 4414-3985 (falar com Sueli).
A secretaria fica na Estrada Municipal Juca Sanches, nº 400, Jardim Brogotá.

Entrega de mudas de morango
Além dos cursos relacionados à produção do morango, a Prefeitura também ajuda o produtor por meio da doação de mudas da fruta.
No último dia 10, houve entrega das mudas para produtores cadastrados na Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, em evento realizado no “Viveiro de Mudas” do bairro Boa Vista.
O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza e o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Mario Inui, estiveram presentes na oportunidade.

O objetivo da doação é incentivar os agricultores a obterem morangos de qualidade, de acordo com os projetos desenvolvidos no município relacionados à produção, como por exemplo a PIMo – Produção Integrada de Morango.
Vale destacar que a Prefeitura está implantando o Programa de Revitalização da Cultura do Morango, com objetivo de prestar apoio aos produtores nas áreas técnica, administrativa e comercial, visando o desenvolvimento do setor, a segurança alimentar e a qualidade do produto.
Conforme a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, é uma iniciativa importante para assegurar a manutenção das pessoas no campo e a sustentabilidade da atividade.
O lançamento do Programa de Revitalização da Cultura do Morango acontece no dia 11 de maio, às 14 horas, na sede da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, no Parque do Morango do Campo dos Aleixos.