13 de Janeiro de 2017 | 17h46

Defesa Civil monitora nível do rio e córregos e presta orientações à população

Prefeitura conta com plano de ação para casos de emergência, em que estão envolvidos servidores municipais e voluntários.

Este período do ano exige atenção e cuidados em relação às chuvas, não só por parte do poder público, mas de toda a população.
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, tem feito o monitoramento diário do nível do Rio Atibaia e córregos e também recebe atualizações, diretamente da Defesa Civil do Estado de São Paulo, das condições climáticas, estando sempre alerta para atender a população em possíveis casos de emergência.
As chuvas neste início de ano, até o momento, estão dentro da normalidade e, para os próximos dias, a tendência é que baixe o nível do Rio Atibaia, mesmo porque, de acordo com órgãos oficiais, não há previsão de chuva forte para os próximos dias.
Independentemente da situação dos rios e córregos, a Prefeitura conta com um plano de ação para casos de emergência – chamado “Plano de Contingência” – em que estão envolvidos servidores municipais e voluntários.
A Administração tem traçados os todos os planos para atendimento da população, inclusive com sistema de abrigos.
Vale destacar que todas as medidas de prevenção a alagamentos, que estão ao alcance da Prefeitura, estão sendo tomadas e a Defesa Civil está pronta para atuar, caso seja necessário.
O nível do Rio Atibaia tende a baixar nas áreas em que houve transbordo, mas lentamente, devido a sua pouca declividade.
A Defesa Civil de Atibaia afirma que, apesar do cenário ser positivo, é importante que a população esteja atenta, principalmente quem mora em bairros próximos ao rio e córregos.
Em caso de emergência, órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da Prefeitura devem ser acionados imediatamente.
Dicas importantes
A população que mora em áreas de risco de inundação ou alagamento por enxurrada e deslizamento deve estar preparada e atenta a qualquer mudança e/ou ocorrência no local.
As pessoas devem guardar documentos importantes em local seguro de inundação e alagamento. Quando possível, colocar móveis e bens em locais a salvo, evitando prejuízos materiais.
O munícipes devem acionar a Defesa Civil caso observem no terreno a evolução anormal de inclinação de árvores, postes ou muros; ou ainda se observar evolução de rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes.
Uma dica importante se refere à eletricidade. Em qualquer ocorrência envolvendo fiação elétrica, os bombeiros devem ser acionados juntamente com a Elektro. Nunca se aproxime para retirar árvores, veículos, objetos e pessoas que estiverem encostados ou sob fiação elétrica.
Outra orientação refere-se aos raios. Durante temporais, procure abrigo em locais fechados e, caso estiver em veículos, as janelas devem estar fechadas. Não fique em partes externas dos imóveis. Evite andar de moto, bicicleta e até mesmo a pé durante tempestades com descargas de raios.
É importante que o munícipe mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas, lembrando que previsões do tempo não são fórmulas garantidas e são mais confiáveis se realizadas para períodos curtos (a margem de erro é menor se a previsão for de até 3 dias). Quanto mais distante a data para se prever o tempo, maior a probabilidade de erro.
Telefones úteis:
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199 – emergências (telefone 24h)
4414-0419 ou 4412-0671 – administrativo (horário comercial)
Elektro: 0800 701 0102
Mais informações
http://www.mi.gov.br/defesacivil
http://www.cemaden.gov.br/
http://www.defesacivil.sp.gov.br/
Índice pluviométrico (medição da quantidade de chuva)
http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo
http://www.ciiagro.org.br/ema/
Rede Telemétrica (medição do nível do Rio Atibaia)
http://www.saisp.br/geral/Processo.whtml?BACKCOLOR=1&OK=OK&OVLCODE=ESP&PRODUTO=56&USERID=PuB&WHICHCHANNEL=54&WHICHCODE=100&
Previsão do tempo e radares meteorológicos
http://tempo.cptec.inpe.br/
http://www.inpe.br/webelat/homepage/
http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/402/atibaia-sp
http://www.accuweather.com/pt/br/atibaia/41652/weather-forecast/41652
http://www.ipmet.unesp.br/index2.php?menu_esq1=2&abre=ipmet_html/radar/ppi.php

Modo Texto