Desenvolvimento da área artística marcou o 1º Fórum de Políticas Culturais de Atibaia
25 de outubro de 2018 | 10h10

Segunda edição do encontro está marcada para o dia 10 de novembro
e dará sequência à construção e discussão de ações para o setor

No último domingo (21) mais um passo para o desenvolvimento da Cultura em Atibaia foi dado. E novos avanços ainda estão por vir! A Prefeitura da Estância de Atibaia promoveu o 1° Fórum de Políticas Culturais, com discussão e construção de políticas públicas na área, e uma próxima edição do encontro já está marcada para o dia 10 de novembro, quando a classe artística se reunirá novamente para continuar o debate e a criação de propostas para o setor.

Estiveram no 1º Fórum o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza; o secretário de Cultura e Eventos interino, Bruno Leal; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Roberta Barsotti; além de aproximadamente cem pessoas ao longo de todo o encontro, que contou com roda de conversa com convidados; apresentação didática, estudo e discussão de propostas de leis; plenária, com leitura, apontamento das leis e elaboração de minutas; e encerramento com a apresentação do filme “Encantados”, da diretora Tizuka Yamasaki, que também prestigiou o evento.

Foram registradas 54 inscrições no encontro, sendo 45 de pessoas ligadas ao setor cultural. No período da manhã, três convidados – Rose Meusburger, Ivan Montanari e Ricardo Massoneto – contaram um pouco das suas experiências com políticas públicas culturais e, na sequência, a atividade teve envolvimento direto do público, que pôde formular perguntas.

No período da tarde os inscritos foram divididos em dois grupos de estudo: um sobre a lei do Sistema Municipal de Cultura e outro sobre o Conselho de Cultura. Na ocasião, com participação de todos os artistas presentes, houve a elaboração da minuta referente ao Sistema e também foi agendado o 2° Fórum para o dia 10 de novembro, quando deve ser concluído o estudo da lei que trata do Conselho.

“O 1º Fórum de Políticas Culturais foi um momento importante para Atibaia, de construção coletiva de propostas para a área cultural. Obtivemos grandes avanços na elaboração das minutas de leis, formuladas com representatividade e transparência. A classe artística participou ativamente de um diálogo que se mostrou muito produtivo, com ideias que levam ao desenvolvimento do setor. Todos esses passos são fundamentais para a manutenção e o aprimoramento da qualidade dos projetos no município”, ressaltou o prefeito. “Em novembro a discussão dessas políticas públicas continua e todos estão convidados a participar”, concluiu.