12 de maio de 2020 | 18h03

Dia das Mães: Prefeitura adota medidas de proteção e estimula vendas

Para evitar aglomerações, Prefeitura estendeu o horário de funcionamento do comércio e interditou o acesso dos carros às ruas do centro no sábado (9)

Procurando evitar as aglomerações nas tradicionais compras na véspera do Dia das Mães, data comemorativa que mais movimenta as vendas no comércio varejista depois do Natal, a Prefeitura da Estância de Atibaia adotou algumas medidas especiais neste sábado (9), redefinindo a logística de atendimento e circulação no centro da cidade. Preocupada com o cumprimento das medidas de distanciamento social, necessárias neste momento que estamos atravessando, e de forma a dar suporte aos comerciantes e empreendedores autorizados a funcionar, a Administração Municipal interditou algumas vias da região com atividade comercial mais intensa no município e autorizou os estabelecimentos a ampliar os horários de atendimento.

Das 9 às 17h, o acesso de carros foi interditado na avenida São João (sentido Centro) e nas ruas da Praça Bento Paes, Dr. Olímpio da Paixão, José Alvim, Benedito de Almeida Bueno, José Pires, José Ignácio e Leão Propheta, criando uma área restrita a pedestres da Praça Bento Paes, passando pelas ruas Álvaro Correia Lima, Treze de Maio, Lourenço Franco e João Pires, encontrando a rua Carvalho Pinto e subindo de novo até o ponto de início na Praça Bento Paes. Com mais espaço para circular e o horário de funcionamento dos estabelecimentos estendido até as 22h, as pessoas puderam realizar suas compras com mais segurança e conforto.

Na avaliação da Associação Comercial de Atibaia (ACIA), as medidas tiveram um impacto positivo, pois permitiram que o movimento nas lojas e estabelecimentos do centro, normalmente o mais intenso da primeira metade do ano, acontecesse de forma espaçada, sem aglomerações, garantindo a saúde e a segurança de todos. Além disso, com o acesso dos carros às ruas do centro interditado, muitos clientes optaram pelo delivery ou encomendaram as mercadorias e agendaram a retirada.

Dia das Mães: Prefeitura adota medidas de proteção e estimula vendas

Apesar do movimento no sábado ter sido, em média, 40% do que foi no ano passado, a ACIA considera que as medidas possibilitaram um incremento das vendas, o que ajudou as empresas a provisionar parte de alguns custos fixos (como aluguel, por exemplo), representando um alento para os comerciantes e lojistas da cidade, preocupados em ganhar algum fôlego financeiro para conseguir atravessar a atual crise econômica provocada pela pandemia.

De forma a permitir uma retomada gradual das atividades econômicas que não coloque em risco a saúde pública, a Prefeitura continua fiscalizando e orientando comerciantes e população sobre as medidas de enfrentamento ao Coronavírus. Colabore você também e ajude a proteger quem você ama: quando for necessário sair de casa, tome os cuidados que podem tornar a sua circulação mais segura. Use máscara e álcool em gel, fuja das aglomerações, questione as pessoas e estabelecimentos que não estão cumprindo com as medidas de proteção contra o Coronavírus e, em último caso, denuncie. Lembre-se: “Sua Casa é a Sua Proteção”.