Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado em Atibaia com ações de conservação
2 de junho de 2021 | 14h20

Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado em Atibaia com ações de conservação

Secretaria de Meio Ambiente destaca ações envolvendo Unidades de Conservação, arborização urbana e cidade sustentável

Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e para celebrá-lo a Secretaria de Meio Ambiente de Atibaia ressalta as ações voltadas à conservação que vêm sendo desenvolvidas no município nos últimos anos.

Atibaia conta com um rico patrimônio natural e, para se ter uma ideia do volume de trabalho na área de Meio Ambiente na cidade, apenas nos primeiros 100 dias de governo neste ano, mais de 380 ações de licenciamento, fiscalização e conservação ambientais foram realizadas pela Prefeitura.

A Secretaria de Meio Ambiente, criada neste ano em substituição à antiga Coordenadoria Especial de Meio Ambiente, é a responsável pela gestão das duas unidades de conservação municipais, o Parque Natural Municipal da Grota Funda e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Atibaia. E também está trabalhando na criação de uma terceira unidade: o Monumento Natural Municipal do Morro do Saci.

A Administração Municipal vem realizando uma série de ações para promover a arborização da cidade, como a contratação de uma empresa de consultoria ambiental que realizou um levantamento no município e em breve dará início ao plantio de árvores em calçadas e praças dos bairros carentes de cobertura vegetal.

Entre as atividades da Pasta também estão a criação do Fundo Municipal de Arborização Urbana (FUMDARB) – que destina recursos oriundos de compensação ambiental para as ações de arborização urbana – e disponibilização à população do Guia de Arborização Urbana (GAU), com dicas e orientações quanto ao plantio e manejo de espécies arbóreas nos espaços urbanos; estudos ambientais; projetos de conservação; e ainda discussão de questões socioambientais de interesse público junto aos conselhos ambientais do município.

A preocupação com a construção de uma cidade mais sustentável também se traduz em iniciativas como o Programa Papa Óleo que, em parceria com a Secretaria de Educação e Fundo Social e apoio da SAAE, promove a coleta de óleo usado em diversos pontos da cidade (especialmente creches e escola municipais), e a arrecadação de tampinhas de plástico, que acontece em diversos pontos de coleta distribuídos por Atibaia com o objetivo da troca por cobertores novos para a Campanha de Inverno deste ano, unindo sustentabilidade e solidariedade. Outra iniciativa são os estudos ambientais voltados à recuperação da área do aterro desativado (antigo Lixão).

print