Dia Mundial do Turismo: Prefeitura promove atividades turísticas variadas
27 de setembro de 2021 | 17h31

Dia Mundial do Turismo: Prefeitura promove atividades turísticas variadas

Data é comemorada mundialmente no dia 27 de setembro; Atibaia é o maior polo de desenvolvimento turístico da região

A Estância de Atibaia tem diversos motivos para celebrar o Dia Mundial do Turismo neste 27 de setembro. O turismo representa cerca de 50% da geração de renda do setor de serviços, que lidera a alta na geração de empregos formais na cidade juntamente com a indústria e o comércio. Atibaia é o maior polo de desenvolvimento turístico da região e, mesmo com as dificuldades da pandemia, a Secretaria de Turismo vem promovendo diversas ações para fomentar as atividades turísticas e a economia no município.

Com diversos encantos e belezas naturais, Atibaia é destino turístico para quem busca diferentes atrações de passeios. O portal “Descubra Atibaia” disponibiliza opções de turismos: de Eventos e Negócios; Rural; Religioso; Gastronômico; Cultural; e de Aventura. Acessando o endereço https://descubraatibaia.com.br/ é possível encontrar o calendário de eventos da cidade, opções de hospedagem e gastronomia, informações turísticas e a história de Atibaia, além de uma galeria com belíssimas imagens da cidade.

Atibaia também é conhecida por oferecer um roteiro gastronômico variado e diferenciado. Contemplando essa gastronomia e valorizando os produtores de morango locais, o 5º Festival Gastronômico conta com 47 receitas inscritas, incluindo pratos doces e salgados, todos tendo o morango – fruta símbolo da cidade – como ingrediente na criação e desenvolvimento das receitas. Além da culinária, a Secretaria Municipal de Turismo também promove a Feira de Artes e Artesanato, que acontece todos os sábados, das 10h às 17h, no Balneário Municipal (Av. dos Bandeirantes, s/n, Parque das Águas) e oferece diferentes atrativos, como artesanato, flores, alimentação e lazer.

Em mais uma ação de melhorias para munícipes, visitantes e turistas, no último mês de julho a Secretaria de Turismo de Atibaia participou da 35ª Feira de Negócios Turísticos UGART – a maior feira de agentes de viagens do sul do país. Por ser uma cidade estância, Atibaia contou com estande próprio do turismo paulista no evento e participou presencialmente junto às estâncias do Guarujá e Circuito Litoral Norte (Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga). Com o slogan “Um mundo de ideias – Atualização, Conhecimento, Network e Negócios”, o evento buscou proporcionar novas ideias e oportunidades de negócios para os agentes de viagens por meio de capacitações, conexões, palestras e rodadas de negócios.

Graças a todo o investimento, Atibaia está concorrendo ao prêmio “Top Destinos Turísticos 2021” em quatro categorias: Turismo de Aventura, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo Religioso e Turismo Rural, em iniciativa que tem como objetivo identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo. A votação vai até 31 de outubro e pode ser realizada pelo site www.votetop.com.br. A premiação é importante para estimular o empreendedorismo, fortalecer a identidade territorial, promover produtos locais, motivar a cidadania em defesa do turismo para a geração de postos de trabalho e distribuição de renda.

print