17 de fevereiro de 2017 | 16h44

Duelo de Motos tem grande repercussão positiva para Atibaia e leva o nome da cidade para o Brasil e mais 117 países

Estimativa é de que o município tenha recebido cerca de 40 mil visitantes durante todo o período do evento.

Estimativa é de que o município tenha recebido cerca de
40 mil visitantes durante todo o período do evento

Mais de 15 mil pessoas reunidas em uma única manhã; cerca de 40 mil visitantes na cidade ao longo de três dias; e o nome de Atibaia divulgado em todo o Brasil e ao redor do mundo (117 países): esses são alguns dos resultados obtidos “do lado de fora” das pistas do Duelo de Motos, competição esportiva de Motocross Estilo Livre (Freestyle) realizada em Atibaia no último final de semana, e que contou com transmissão ao vivo da Rede Globo durante o programa Esporte Espetacular, no último domingo (12).

Os números impressionam tanto quanto as manobras radicais realizadas nas alturas durante o evento, inédito no município.

A Arena do Centro de Convenções ficou tomada pelo público, estimado em 15 mil pessoas, que compareceu ao Duelo de Motos mesmo diante de uma manhã de domingo de forte sol e calor em Atibaia.

Não havia mais sombras disponíveis, assentos na arquibancada ou ainda nos gramados da Arena.

Segundo estimativa da Secretaria de Turismo de Atibaia, cerca de 40 mil visitantes estiveram na cidade desde a sexta-feira (10), dia dos treinos livres nas rampas; passando pelo sábado (11), dia de treinos oficiais e classificatória; até o domingo (12), quando foram realizadas as disputas decisivas do Duelo de Motos.

Ainda de acordo com a Secretaria de Turismo, nos bares e restaurantes da cidade houve um aumento de 30% no movimento.

Um hotel do município acomodou um grupo de 60 hóspedes, todos visitantes interessados no evento.

O turismo regional também foi impulsionado, pois Atibaia recebeu caravanas de outras cidades da região em virtude da atração esportiva.

A Secretaria de Turismo ainda ressalta o grande impacto positivo gerado pelo evento no que se refere à propaganda do destino turístico Atibaia, ou seja, o fortalecimento da marca Atibaia graças à intensa exposição midiática – exibição ao vivo durante o programa Esporte Espetacular e transmissão para 117 países da Globo Internacional – sobretudo destacando a cidade como possível palco para a realização de grandes eventos esportivos.

Ao término da transmissão da Rede Globo, a apresentadora da atração, Carol Barcellos, agradeceu a todos de Atibaia pela parceria realizada. “Todo mundo veio prestigiar o esporte. Tem 15 mil pessoas aqui com a gente. E obrigado a quem acompanhou também de casa, o tempo todo ligado”, disse ao vivo.

Na página da Prefeitura da Estância de Atibaia na rede social Facebook, os comentários relacionados ao Duelo de Motos não deixam dúvida quanto ao seu sucesso, o apoio da população na realização do evento e o interesse do público na modalidade.

“Melhor evento de Atibaia nos últimos anos”; “Foi show, amei. Todos com a família, em paz. Foi um evento lindo”; “Eu estava lá. Foi épico: as manobras dos pilotos, a estrutura do evento, tudo de bom”; “Parabéns para quem organizou o evento. Este tipo de atração promove o turismo e o comércio local”;

“Para nós, que amamos motos, é apenas incrível ver os caras fazendo manobras, chega a arrepiar”; “Parabéns Prefeitura da Estância de Atibaia e prefeito Saulo Pedroso. Show, muito bom”;

“Simplesmente top. Final de semana maravilhoso. Parou Atibaia. Todo mundo vibrando e muita adrenalina. Por mais eventos assim. Parabéns a todo mundo e à Prefeitura de Atibaia”; “Parabéns à Prefeitura e aos organizadores”;

“Simplesmente espetacular, sem palavras”; e “Lindo evento. Tudo muito organizado. Parabéns prefeito Saulo”; foram alguns dos comentários registrados nas postagens relativas ao evento.

Alguns internautas também se manifestaram com sugestões: “Parabéns. Esperamos que possa ter mais eventos assim. Entretenimento para toda a família.”;
“Eu também amei. Precisamos de mais eventos assim. Valeu”; “Parabéns. Foi realmente muito legal. Evento para a família toda. Nossa cidade linda merece mais eventos desse porte”, disseram os visitantes da página.

Também houve comentários sobre a transmissão do evento: “Atibaia foi vista no mundo. Isso que é divulgar nossa cidade”; “Muito legal ver Atibaia na TV”; “Assisti pela TV. Vontade de estar lá pessoalmente”; e “Vi pela TV. Show”;
Estiveram entre algumas das manifestações, que ainda abordaram a desenvoltura dos pilotos: “Os caras são demais”; e a qualidade das fotos postadas na página: “Ficaram lindas as fotos. Parabéns”.

A realização do Duelo de Motos foi da Livre Brasil (Liga Independente de Velocidade e Regularidade do Brasil), OnSports, e TV Globo, com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio das Secretarias de Turismo e de Esportes e Lazer.

O campeão da disputa foi o chileno Javier Villegas. No entanto, considerando a empolgação do público e a repercussão positiva do evento para o município, a grande vencedora do Duelo de Motos foi mesmo a cidade de Atibaia.