9 de Fevereiro de 2018 | 09h27

Educação realiza atividades de planejamento do ano letivo em Atibaia

Aulas retornaram na segunda-feira (5) nas creches comunitárias e voltam dia 15 nas demais creches, pré-escolas, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Aulas retornaram na segunda-feira (5) nas creches comunitárias
e voltam dia 15 nas demais creches, pré-escolas,
Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Fevereiro é mês de Carnaval e também de volta às aulas na rede municipal de ensino. Desde a última semana e até esta quinta-feira (8) a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, vem promovendo uma série de atividades junto aos profissionais da rede, como recepção e formação com professores e assistentes educacionais ingressantes, além do processo de atribuição de classes e aulas de 2018, como planejamento do ano letivo.

As atividades estão sendo realizadas neste período tendo em vista a volta às aulas na rede, que aconteceu na segunda-feira (5) para os alunos das creches comunitárias e está agendada para o próximo dia 15 para os estudantes das demais creches, pré-escolas, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na terça-feira (6), no Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM, a Secretaria de Educação reuniu os profissionais da Educação Infantil do município e realizou a apresentação da nova edição do material da Educação Infantil III, IV e V, além da atividade de formação “Repensando possibilidades na Educação Infantil”.

Também na terça-feira (6) e na quarta-feira (7), a Secretaria de Educação promoveu, no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, a palestra “BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental e EJA”, com a palestrante Maria José Nobrega, uma atividade de formação para profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Segundo a Secretaria de Educação, a Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996).
No decorrer da semana a Secretaria de Educação também promoveu, nas unidades escolares, a Análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), com planejamento para a Educação Infantil e para o Ensino fundamental. Além disso, no CIEM houve encontro de formação para os estagiários da rede municipal de ensino.
De acordo com a secretária de Educação, Márcia Bernardes, o planejamento escolar realizado com os profissionais da rede é uma forma de desejar boas-vindas aos funcionários e, ao mesmo tempo, programar o retorno às atividades após as férias escolares.

Além disso, a secretária lembra que essas atividades contribuem para a integração e a troca de experiências entre os educadores e colaboram para o aprimoramento de seus conhecimentos, elevando ainda mais a qualidade do ensino no município.
Nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, a Prefeitura ainda promoverá uma atividade de acolhimento em todas as escolas municipais e a Secretaria de Educação realizará uma apresentação, aos pais, dos professores das classes e do trabalho que será desenvolvido ao longo do ano letivo.