Escolas de Atibaia iniciam visitas monitoradas à exposição Enciclopédia Negra
29 de julho de 2022 | 18h49

Escolas de Atibaia iniciam visitas monitoradas à exposição Enciclopédia Negra

Exposição reúne reproduções de retratos produzidos por artistas negros contemporâneos inspirados em biografias do livro homônimo

Montada no recém-inaugurado espaço cultural do Centro de Referência da Educação Prefeito Flávio Callegari, a Exposição Enciclopédia Negra recebeu seus primeiros visitantes na última segunda-feira (25). O cronograma de visitas monitoradas teve início com duas turmas de alunos da Escola Municipal Licinio Carpinelli e as visitas agendadas continuarão até meados de agosto, oferecendo às crianças com idades entre 5 e 11 anos a oportunidade de descobrir uma série de biografias afro-brasileiras e conhecer um pouco mais da história do nosso país.

Realizada pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e o Colégio São Luís, a exposição que inaugurou o espaço cultural do Centro de Referência da Educação apresenta reproduções de doze dos retratos pintados por artistas negros contemporâneos para a Enciclopédia Negra, obra publicada em 2021 pela Companhia das Letras e organizada por Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz. Da colonização aos dias atuais, o livro revisa e resgata uma parte importante da história do Brasil em 416 verbetes individuais e coletivos que registram a biografia de mais de 550 personalidades negras.

Também uma narrativa imagética, a obra rompeu a invisibilidade e deu rosto àqueles que tiveram suas imagens e histórias de vida apagadas ou nunca registradas, convidando 36 artistas negros contemporâneos a produzir retratos de personagens biografadas na enciclopédia. Os trabalhos inéditos, especialmente produzidos para o projeto, foram doados pelos artistas à Pinacoteca de São Paulo, que organizou a exposição homônima.

As reproduções de doze obras dessa mostra original compõem a exposição itinerante em cartaz no Centro de Referência da Educação, situado na Rua Bruno Sargiani, 100 – Vila Rica. Aberta aos alunos da rede municipal de ensino, e público em geral, as visitas foram agendadas pelas escolas junto à Secretaria de Educação.