“Enciclopédia Negra” inaugura espaço cultural do Centro de Referência da Educação
1 de junho de 2022 | 15h30

“Enciclopédia Negra” inaugura espaço cultural do Centro de Referência da Educação

Aberta aos alunos da rede municipal, exposição reúne retratos inspirados em biografias do livro homônimo, produzidos por artistas negros contemporâneos

Localizado no Complexo da Prefeitura na Rua Bruno Sargiani, o Centro de Referência da Educação “Prefeito Flávio Callegari” abriga boa parte da estrutura administrativa da Secretaria de Educação, reunindo serviços de diversos setores da Pasta em um mesmo local. Agora, além do centro de formação para a realização de cursos e encontros, o equipamento passa a contar com um espaço cultural, inaugurado nesta terça-feira (31) com a exposição Enciclopédia Negra.

Realizada pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e o Colégio São Luís, a exposição apresenta reproduções de doze dos retratos pintados por artistas negros contemporâneos para a Enciclopédia Negra, obra organizada por Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz, publicada em 2021 pela Companhia das Letras. Da colonização aos dias atuais, o livro revisa e resgata uma parte importante da história do Brasil em 416 verbetes individuais e coletivos que registram a biografia de mais de 550 personalidades negras.

Rompendo a invisibilidade e dando rosto àqueles que tiveram suas imagens e histórias de vida apagadas ou nunca registradas, 36 artistas negros contemporâneos foram convidados a produzir retratos de personagens biografadas na enciclopédia. Os trabalhos inéditos, especialmente produzidos para o projeto, foram doados pelos artistas à Pinacoteca de São Paulo, que organizou a exposição Enciclopédia Negra no ano passado.

As reproduções de doze obras dessa mostra original compõem a exposição itinerante que agora chega a Atibaia, primeiro ponto do trajeto que ela percorrerá. Inaugurando o espaço cultural do Centro de Referência da Educação, a Enciclopédia Negra é aberta aos alunos da rede municipal de ensino e fica em cartaz até dia 29 de julho, de segunda a sexta-feira. As visitas serão agendadas pela Secretaria de Educação.

print