8 de março de 2017 | 17h55

Escola de Lutheria de Atibaia tem exibição de documentários sobre violeiros, poetas e luthiers

A exibição acontece no próximo dia 17, na Escola de Lutheria de Atibaia, às 20 horas.

A Prefeitura de Atibaia é pioneira, no Brasil, em oferecer cursos de Lutheria integralmente custeados pela municipalidade, um projeto que, após sete anos de história, já formou 300 luthiers na cidade e conta com parceria da Associação de Luthiers do Brasil.

Se você quiser conhecer a história desse trabalho, que envolve a fabricação dos instrumentos musicais, e a maneira como é desenvolvida e vivenciada essa arte, não perca, neste mês, a apresentação de três documentários gerados pelo projeto “Intergerações e Viola Paulista: Alma Sonora, Viola Encantada e Inventorias”.

A exibição acontece no próximo dia 17, na Escola de Lutheria de Atibaia (Avenida Joviano Alvim, 112, Alvinópolis), às 20 horas. O evento tem entrada franca e não é necessária a retirada de ingressos com antecedência.

Os filmes apresentam narrativas e performances de violeiros, violeiras, poetas e luthiers da região de Atibaia e Limeira que contam, cantam e ponteiam sobre artes do fazer, do tocar e do lembrar.

O curta “Alma sonora” (23 minutos) registra personagens e bastidores da Escola de Lutheria de Atibaia, abordando as minúcias na construção de violas, da escolha da madeira aos detalhes de acabamento.

Já o documentário “Viola encantada” (29 minutos) traz depoimentos de integrantes do Grupo Raízes de Atibaia, Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia e da Companhia de Reis São Lucas, de Limeira-SP, que revelam suas relações com o instrumento e a cultura caipira.

Por fim, o média metragem “Inventorias” (39 minutos) apresenta as visões de mundo de quatro luthiers autônomos de Limeira e Mairiporã, que refletem poeticamente e profeticamente sobre o universo da construção artesanal de instrumentos musicais de madeira.

Os filmes tiveram direção, fotografia e edição de Daniel Choma, com direção de pesquisa e produção de Tati Costa e Sara Melo e direção de pesquisa e trilha musical original de Domingos de Salvi.

Todos os documentários realizados serão disponibilizados para acesso gratuito no YouTube e no site www.camaraclara.org.br/violapaulista.

Cinco deles integram o DVD “Intergerações Viola Paulista”, cujos quinhentos exemplares serão distribuídos gratuitamente a mais de duzentas instituições culturais do estado de São Paulo, além de colaboradores e grupos envolvidos na pesquisa vídeo-musical.

Os audiovisuais produzidos são resultantes dos processos gerados nas Oficinas de Documentário, Viola e Canção realizadas em Atibaia e Limeira entre julho e agosto de 2016, e que envolveram mais de setenta participantes.

Ficha técnica
O quê: Exibição de lançamento dos documentários Alma sonora, Viola encantada e Inventorias, gerados pelo projeto Intergerações Viola Paulista.
Data: 17 de março de 2017.
Horário: às 20 horas.
Local: Escola de Lutheria de Atibaia – Centro de Formação Profissional da Prefeitura de Atibaia – Unidade 2
Endereço: Avenida Joviano Alvim, 112, Alvinópolis, Atibaia-SP.

Mais informações:
contato@camaraclara.org.br