24 de fevereiro de 2017 | 12h16

Escola Municipal Maria José Cintra fica entre as 20 melhores no Concurso Arkos

Campeonato estimula a leitura e a escrita com o uso da tecnologia digital.

Campeonato estimula a leitura e a escrita com o uso da tecnologia digital

Ilustração

A Educação de Atibaia conquistou mais uma vitória: a Escola Municipal Maria José Cintra, do bairro do Maracanã, classificou-se entre as 20 melhores no concurso do Projeto Arkos, um programa de incentivo à leitura e escrita com o uso da tecnologia digital.

Ao todo, aproximadamente 140 mil alunos – de 6.504 turmas, 819 escolas, 150 municípios e 24 Estados brasileiros – participaram do campeonato.

O 3º Campeonato Arkos de Leitura aconteceu entre os dias 16 de março a 30 de outubro de 2016 e movimentou a vida escolar de alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares em todo país.

Arquivo SECOM/Ilustração

A ideia do concurso é que o aluno pegue emprestado um livro da biblioteca da escola ou então de sua coleção pessoal, leia o livro, entre no site da Arkos e responda a perguntas sobre o conteúdo. Dessa maneira, para cada resposta correta ele ganha pontos.
Para a edição deste ano, os alunos responderam a cerca de 58 milhões de perguntas, sobre 5.192.300 livros, correspondendo a aproximadamente 135 milhões de páginas lidas.

O objetivo é incentivar os alunos a ler mais e a criar o hábito da leitura. Para isso, o portal utiliza conceitos comuns em jogos como pontuação, rankings, níveis, medalhas e adesivos virtuais, entre outros.
Segundo a secretária Municipal de Educação, Márcia Bernardes, esse resultado vem confirmar a posição de destaque da Educação de Atibaia no cenário nacional.

Hoje Atibaia figura entre as 20 melhores do país, com a 16ª colocação no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), e detém a nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a maior da história do município e uma meta projetada para 2021.