2 de outubro de 2017 | 15h34

Escolas de Atibaia têm ações educativas em comemoração à Semana Nacional de Trânsito

Dicas de segurança, distribuição de materiais e orientações
foram realizados para reduzir o número de infrações

A Semana Nacional de Trânsito aconteceu de 18 a 25 de setembro – dia em que é comemorado o Dia Nacional de Trânsito. Em Atibaia, as ações educativas e preventivas sobre trânsito aconteceram durante todo o mês em escolas e pontos estratégicos do município. 20 escolas, públicas e particulares, receberam a ação de prevenção de acidentes, com dicas de segurança no trânsito, distribuição de materiais educativos e orientações para diminuir o número de infrações.

Nos dias 20 e 21, foi promovida uma grande ação de educação sobre trânsito no Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM) com a presença de diversas escolas, da Escola Mirim de Trânsito, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), da Rota das Bandeiras, da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros. No dia 22, também foi celebrado o Dia Mundial Sem Carro, em que toda a população é convidada a deixar o automóvel em casa.

As ações aconteceram em escolas de ensino infantil do município com apresentações sobre leis e cuidados que devem ser tomados nas ruas, por pedestres e motoristas. A ação é feita pela equipe do Educatran (programa de Educação da Secretaria de Transporte e Trânsito de Atibaia) e pelo Probem (Programa de Jovens de Bem com a Vida) do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI Atibaia), que reúne as forças de segurança da cidade.
O objetivo da ação de conscientização sobre o trânsito para crianças é diminuir o número de autuações, acidentes e mortes nas ruas, por meio do compartilhamento do aprendizado dos pequenos com os pais, familiares e demais pessoas próximas.

Além das operações com alunos, os órgãos ligados ao trânsito também realizaram fiscalizações nas portas das escolas nos horários de entrada e saída – períodos em que o fluxo de veículos e pedestres fica mais intenso – orientando os pais dos estudantes e motoristas de transporte escolar.
Atibaia mais Segura
Uma nova ação educativa de trânsito, realizada em conjunto entre a Prefeitura e o GGI Atibaia – Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, também está sendo realizada. A última ação foi feita no bairro do Tanque, no dia 29 de setembro. Mesmo com a chuva intensa, cerca de 70 condutores foram orientados sobre as infrações de trânsito, mudanças no Código de Trânsito Brasileiro e a importância de respeitar os pedestres e também receberam materiais educativos.

A operação foi realizada por agentes de trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito, pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A campanha “Atibaia mais Segura” tem o objetivo de conscientizar motoristas sobre a importância de seguir as regras previstas na lei, evitando acidentes e diminuindo as penalidades sofridas pelos condutores.