23 de fevereiro de 2017 | 17h35

Escolas municipais promovem Semana de Mobilização contra o Mosquito da Dengue

Objetivo é sensibilizar os alunos e conscientizá-los sobre a importância das ações de combate e prevenção ao mosquito transmissor.

Objetivo é sensibilizar os alunos e conscientizá-los sobre a importância
das ações de combate e prevenção ao mosquito transmissor

Ao longo da semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nas escolas da rede municipal de ensino a Semana de Mobilização contra o Mosquito da Dengue.

Todos os alunos das escolas municipais participaram de trabalhos de conscientização sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, que além da Dengue, transmite também a febre Chikungunya e a doença aguda causada pelo vírus Zika.
Com isso, durante toda a semana os professores abordaram o tema de forma lúdica, realizando pesquisas nos laboratórios de informática, apresentação de vídeos, jogos de trilha, atividades práticas, como vistoria na escola e todo o entorno, caminhadas de conscientização, confecção de panfletos e cartazes, entre outras atividades.

Para a secretária Municipal de Educação, Márcia Bernardes, é fundamental sensibilizar os alunos e conscientizá-los sobre a importância dessas ações de combate e prevenção.

A secretária explica também que, ao sensibilizar os estudantes, eles acabam se tornando multiplicadores desses conhecimentos, podendo disseminar tudo o que aprenderam junto a seus familiares e amigos, atingindo assim uma grande parcela da população.

Orientações aos Moradores

A Prefeitura reforça aos munícipes a importância de realizar a vistoria em suas residências com o objetivo de identificar possíveis criadouros de mosquito Aedes aegypti.

É recomendável examinar locais como quintal, varanda, laje e, inclusive, o interior, à procura de pontos de acúmulo de água.

Importante também checar ralos, vasos sanitários de pouco uso, piscinas, caixas d’água, calhas, bandejas de ar-condicionado e de geladeira, pratinhos de plantas, os próprios vasos, garrafas PET e de vidro, baldes, saquinhos plásticos, pneus e lonas.

Além disso, a Prefeitura recomenda não utilizar os pratinhos de planta, descartando-os; manter garrafas sempre viradas para baixo; guardar pneus em locais cobertos; jogar no lixo todo objeto que possa acumular água parada; e verificar se a caixa d’água está bem fechada.

Ações da Prefeitura
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, também está promovendo diversos mutirões de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue no município. As equipes já passaram pelas regiões do Jardim Colonial, Jardim Imperial e Jardim Cerejeiras.

Durante a ação, os agentes verificam os imóveis com o objetivo de identificar possíveis criadouros de mosquito Aedes aegypti.

Além da coleta de larvas para análise, esses profissionais também promovem ações educativas para conscientização da população com orientação aos moradores e distribuição de material sobre o tema.

Os mutirões também contam com o apoio da SAAE, por meio da Operação Cata Treco, que possibilita a retirada dos materiais inservíveis dos imóveis vistoriados.

A previsão é de que a campanha de combate e prevenção, com os mutirões promovidos semanalmente, ainda seja realizada até o final de abril, em diversas regiões de Atibaia, tais como Alvinópolis, Atibaia Jardim, Jardim dos Pinheiros, Tanque e Portão.