Prefeito de Atibaia faz visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto Estoril
15 de Março de 2019 | 17h18

Obras de ampliação e modernização da unidade
integram Plano de Universalização do Esgoto de Atibaia

Na quarta-feira (13) o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, participou de uma visita técnica às obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril. Os serviços integram o Plano de Universalização do Esgoto de Atibaia, que prevê investimentos em saneamento básico em diversas regiões do município.

Visita técnica às obras na ETE Estoril

Com investimento previsto de R$ 60 milhões, a unidade, que atualmente trata 100 litros por segundo, passará a tratar até 300 litros por segundo de efluentes, resultando em benefícios para o meio ambiente e, principalmente, para a saúde de cerca de 85 mil habitantes dos bairros Vila Giglio, Maristela 1 e 2, Retiro das Fontes, Jardim Paulista, Jardim Floresta, Jardim dos Pinheiros, Morumbi, Itaperi, Flamboyant, Nova Gardênia, Atibaia Jardim, Santa Luzia, Centro, Alvinópolis e Cidade Satélite.

“As obras impactarão significativamente na eficiência da estação, com melhorias na prestação do serviço”, afirmou o prefeito. “Estamos cumprindo um compromisso que assumimos junto à população, de colocar Atibaia em um patamar diferenciado também em relação ao saneamento básico. Essas obras, a médio-longo prazo, vão modernizar o sistema e garantir mais qualidade de vida à população”, salientou o chefe do Executivo durante o evento.

Visita técnica às obras na ETE Estoril

Além do prefeito, estiveram presentes no encontro a superintendente da SAAE, Fabiane Santiago; o presidente da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares – PCJ), Jaime Cruz; o diretor da Atibaia Saneamento, Eduardo Caldeira; e a diretora Operacional de Investimento e Sustentabilidade da Iguá Saneamento, Paula Violante; entre outras autoridades.

Investimentos em saneamento
O Plano de Universalização do Esgoto de Atibaia também prevê, para este ano, a construção da ETE Caetetuba e, para os dois anos seguintes (2020 e 2021), investimentos na implantação dos sistemas Portão, Usina, Tanque e Maracanã, além da ampliação da ETE Caetetuba.

Visita técnica às obras na ETE Estoril

A universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Atibaia é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP), assinada em 2012 entre a Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE) e a Atibaia Saneamento. Desde então, a concessionária é responsável pela operação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, sob gestão da SAAE.