Prefeitura, Atibaia Saneamento e SAAE entregam 1ª fase das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril
12 de julho de 2019 | 16h38

Prefeitura, Atibaia Saneamento e SAAE entregam 1ª fase das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril

Estação dobra o volume de tratamento de esgoto na cidade,
passando de 110 litros por segundo para 200 litros por segundo

Nesta sexta-feira (12) Atibaia viveu um momento histórico para o saneamento municipal. A Prefeitura, a Atibaia Saneamento e a SAAE entregaram a 1ª fase das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Estoril, responsável por dobrar o volume de tratamento de esgoto na cidade, passando de 110 litros por segundo para 200 litros por segundo. A entrega das obras aconteceu após cinco meses da emissão da licença ambiental e em tempo recorde.

Nessa etapa foram instalados na ETE Estoril novos sistemas de gradeamento mecanizados e de desarenação. A elevatória de entrada recebeu novas bombas e um novo sistema de aeração. Agora, a Estação conta com modernos sopradores e difusores para fazer a aeração do tratamento do esgoto com maior eficiência. Todas as estruturas e demais instalações foram reformadas e melhoradas, incluindo aperfeiçoamento no sistema de energia e painéis elétricos.

1ª fase das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril

Em Atibaia, a Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá, possui uma Parceria Público-Privada com a SAAE para a execução dos serviços de esgotamento sanitário.

Atualmente o tratamento do esgoto é realizado por meio de bateladas e, ao final das etapas de ampliação a ETE Estoril passará a ser por fluxo contínuo de aeração prolongada, ou seja, a finalização do efluente será realizada pela liberação de oxigênio para decomposição da matéria orgânica.

1ª fase das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril

A Atibaia Saneamento irá investir mais de R$ 58 milhões no Sistema Estoril. A maior parte desse investimento acontecerá na ampliação e modernização da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Estoril. A conclusão da ampliação da ETE Estoril vai beneficiar diretamente mais 83 mil moradores da cidade.

Investimentos em saneamento
O Plano de Universalização do Esgoto de Atibaia também engloba a construção da ETE Caetetuba, cujo lançamento da pedra fundamental das obras aconteceu no último dia 27 de junho e, para os dois anos seguintes (2020 e 2021), investimentos na implantação dos sistemas Portão, Usina, Tanque e Maracanã, além da ampliação da ETE Caetetuba.

Modo Texto