Eventos culturais dominam a programação da Agenda Atibaia
25 de março de 2022 | 17h05

Eventos culturais dominam a programação da Agenda Atibaia

Dia Lilás, Viola nos quatro cantos da cidade, Dobrada Cultural e Domingo no Parque proporcionam opções variadas de atrações na cidade

A Agenda Atibaia deste final de semana está recheada de atividades culturais, mas também promove um evento dedicado aos cuidados coma saúde das mulheres. No próximo sábado (26), a Prefeitura de Atibaia irá promover o “Dia Lilás”, com a oferta de exames, vacinação, orientações diversas e conscientização sobre o câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O evento acontecerá no CIEM 2 (Av. Industrial Walter Kloth, 1.135 – Jardim Imperial), das 8h às 16h.

O dia estará repleto de ações: testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais; coleta para exame de Papanicolaou para mulheres entre 25 a 64 anos (levar RG, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS – documentos obrigatórios para realizar o exame) e termografia das mamas. Para unir saúde e cultura, a programação do dia conta com uma apresentação de circo, com ventríloquo e malabarismo, às 10h.

Viola nos quatro cantos da cidade
A viola é um importante símbolo da música de origem rural do Brasil. É quase impossível pensar no sertanejo raiz sem lembrar do singular som deste instrumento. Para valorizar a cultura local, a Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia – OVBA e a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, realizarão o projeto “Viola nos 4 cantos da cidade”, aprovado pelo ProAc – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. A iniciativa, que contará com apresentações e aulas, acontecerá em quatro ações no município e a primeira delas será no próximo sábado (26), a partir das 16h30, no Centro Comunitário do Maracanã (R. João Neto, s/nº – Maracanã).

A inauguração do evento conta com a apresentação Lutheria, às 16h30; “aulão” de viola, proporcionando aprendizado ao público presente, às 17h30; e o show da Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia, encerrando a primeira ação do projeto, às 19h30. Além de oferecer cultura e aprendizado, o projeto “Viola nos 4 cantos da cidade” conta com a participação de talentos locais para promover a valorização dos artistas da região.

Dobrada Cultural
A 6ª edição da Dobrada Cultural de Atibaia está chegando com diversas atrações para o público. A programação contará com espetáculos e apresentações musicais para diferentes idades e estilos, garantindo cultura e lazer de qualidade para a população neste final de março e até o dia 16 de abril. A Dobrada Cultural 2022 tem início já neste domingo (27), às 17h, no Cine Itá (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro), com “O Circo e suas histórias” – espetáculo que celebra o Dia do Circo, narrando sua trajetória de forma lúdica e divertida.

Domingo no Parque
O projeto “Domingo no Parque” teve início no último domingo (20) e seguirá proporcionando atividades artísticas no município. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Cultura, acontecerá sempre aos domingos, das 14h às 16h, no Parque Municipal Edmundo Zanoni (Av. Horácio Netto, 1030 – Vila Loanda), com a ação “Arte e Humanização”, dos palhaços Giba Rizzo e Varetta. A ação tem como objetivo proporcionar diversas atividades culturais direcionadas às crianças e toda a família.

Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia
Por meio da Secretaria de Turismo, a Prefeitura da Estância de Atibaia promove um evento com barracas de artesanato, variada gastronomia e um ambiente ideal para toda a família. Todo sábado, a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia acontece das 11h às 19h, no Balneário Municipal (Av. dos Bandeirantes, s/n, Parque das Águas).

Feira Permanente de Flores e Plantas do Produtor Rural
Atibaia, a cidade das flores, conta com uma feira colorida repleta de variadas flores e plantas produzidas pelos produtores rurais da cidade, que são comercializadas na Praça Santa Helena (próximo à entrada do município pela Rod. Fernão Dias, via Av. Jerônimo de Camargo). A tradicional Feira Permanente de Flores e Plantas do Produtor Rural, que acontece todos os sábados, está com novo horário de funcionamento, das 8h às 14h.

print