Farmácias da Prefeitura de Atibaia estão sendo informatizadas com sistema próprio
6 de dezembro de 2018 | 10h16

UBS do Centro já recebeu novo programa; pacientes devem atualizar o cadastro

Desde a última quarta-feira (05), a farmácia municipal que fica na Unidade Básica de Saúde Dr. Oswaldo Paccini, no Centro, conta com um sistema informatizado próprio, desenvolvido pela Prefeitura de Atibaia, para a entrega de medicamentos aos pacientes da rede municipal de saúde da cidade e que se utilizam daquela unidade para a retirada dos remédios fornecidos pela Administração. Uma atualização cadastral dos pacientes está em andamento e em breve todas as demais farmácias da Prefeitura também terão o sistema implantado.

Atualmente, incluindo a unidade do Centro, Atibaia conta com 10 farmácias municipais. Para a Secretaria Municipal de Saúde, o sistema informatizado irá proporcionar a integração entre setores internos das unidades de saúde, como recepção, atendimento médico, enfermagem e farmácia.

Além da economia para o município, ainda segundo a Pasta o uso racional da medicação trará mais qualidade e segurança no tratamento dos munícipes, agindo diretamente para diminuir a automedicação e proporcionar agilidade e informação no atendimento à população.

ARQUIVO/SECOM

Conforme o Governo Municipal, com o sistema implantado o paciente entrará no posto, fará o cadastro na recepção e passará pelo médico. Depois, o prontuário já estará no sistema de computadores, online, inclusive com a receita médica. Assim, quando ele chegar à farmácia para retirar a mediação todos os dados e histórico já estarão disponíveis para os funcionários fazerem a entrega com mais agilidade e precisão.

Atualização de cadastro

O cadastro de cada paciente que comparecer à farmácia do Centro está sendo atualizado. A partir de agora, para retirar os medicamentos receitados é necessário que o paciente ou responsável apresente a receita médica, RG, CPF, comprovante de residência/endereço em que conste o CEP da rua e o cartão SUS.

Como existe a necessidade de atualização cadastral, a Secretaria Municipal de Saúde informa que neste início de implantação do sistema o atendimento poderá ser um pouco mais lento. Funcionários de outros setores da Saúde estão sendo alocados para que colaborem com a agilidade do atendimento, a ser regularizado em breve.

A Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia localiza-se na rua Bruno Sargiani, nº 100 – Vila Rica. O telefone de atendimento é o 4414-2220.