Feira de Flores e Plantas do Produtor Rural adota medidas de proteção e estimula vendas
5 de maio de 2020 | 10h55

Edições dos dias 1º e 2 de maio reuniram mais de mil pessoas em cada um dos dois espaços simultâneos do evento, que teve acesso controlado e obrigatoriedade de uso de máscara

A Feira de Flores e Plantas do Produtor Rural da Prefeitura da Estância de Atibaia realizada na última sexta-feira (1º de maio) e sábado (2) reuniu mais de mil pessoas em cada um dos dois espaços simultâneos do evento – Centro de Convenções e Praça Santa Helena (próximo ao Atacadão) – e garantiu a comercialização de produtos com redução de riscos à saúde graças à adoção de uma série de medidas protetivas contra o Coronavírus, como o acesso controlado ao evento e a obrigatoriedade de uso de máscara.

Segundo a Secretaria de Agricultura, com regras rígidas de acesso ao evento e para participação dos produtores, o público compareceu à feira de forma organizada e bem distribuída nos dois dias e dois locais de realização e, dessa forma, sem aglomerações. Além disso, foi alta a receptividade do público às medidas de proteção, pois a maioria dos munícipes presentes já portava máscara, e aqueles que chegavam ao evento sem o material recebiam o kit individual distribuído pela Prefeitura, contendo máscara e álcool gel 70%. Todos os produtores inscritos também utilizaram máscaras e disponibilizaram álcool gel aos clientes e colaboradores.

Ainda conforme a Secretaria, no final de semana a feira contou com 60 produtores cadastrados, dois quais 54 estiveram presentes; e orquídeas, suculentas e similares foram as flores e plantas mais comercializadas.

Nesta sexta-feira (8) e sábado (9) haverá novas edições do evento, mais uma vez em dois locais simultâneos: Centro de Convenções e Praça Santa Helena (próximo ao Atacadão), em ambos das 14h às 18h, com os produtores devendo chegar sempre com uma hora de antecedência. A estimativa de organizadores e produtores é de que a comercialização seja intensificada em função da celebração do Dia das Mães no próximo domingo (10), portanto o público não deve deixar para comparecer ao evento na última hora: deve planejar a visita e ajudar a evitar aglomerações.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, o valor dos produtos está abaixo do preço de mercado e muitos produtores contam com máquina de cartão de crédito, facilitando a compra. Além disso, diversos produtores preparam buquê de flores no próprio local, bastando o cliente solicitar; e com a grande variedade de produtores participantes e de produtos disponibilizados é interessante que o público conheça os dois locais de realização do evento, sempre respeitando as normas de saúde estipuladas.

Realizada pela primeira vez em Atibaia em 21 de abril, em uma iniciativa de produtores do município, a feira passou a ser organizada em novo formato – em respeito às medidas de enfrentamento ao Coronavírus – pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, com apoio do Sindicato Rural de Atibaia e da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia – Pró-Flor.

Interessados ainda podem se cadastrar

Os produtores que tiverem interesse em participar da feira ainda podem se cadastrar até esta quinta-feira (7), bastando atender a alguns requisitos: ser produtor de plantas e flores de Atibaia e apresentar cópia do CNPJ de produtor rural; obedecer às regras de prevenção de COVID-19 publicadas pelo município, em especial o uso de máscaras e álcool gel (disponível para trabalhadores e clientes), não escalar pessoas dos grupos de risco para atuação na feira e contar com no máximo três pessoas, incluindo o produtor, no dia da feira; realizar o cadastro junto à Secretaria de Agricultura (via e-mail para saa@atibaia.sp.gov.br); e ser responsável pela organização do próprio espaço na feira, de maneira a evitar filas. Além disso, na feira será permitida a permanência de um único veículo por produtor para a comercialização de produtos.

Para realizar o cadastro o produtor interessado deve enviar um e-mail para saa@atibaia.sp.gov.br e iniciar um protocolo junto à Secretaria de Agricultura informando o nome completo do produtor, CPF, RG, endereço da propriedade, CNPJ do produtor rural (juntando uma cópia), as plantas que produz e a placa do veículo que fará a comercialização na feira.