Associação Hortolândia anuncia adiamento da Festa das Flores e Morangos
27 de julho de 2021 | 17h21

Associação Hortolândia anuncia adiamento da Festa das Flores e Morangos

Evento é adiado pelo segundo ano consecutivo em razão da pandemia de Covid-19

A Associação Hortolândia anunciou em nota que a edição 2021 da Festa das Flores e Morangos de Atibaia foi adiada. Em respeito aos milhares de colaboradores, expositores, guias de turismo, visitantes e moradores que participam todos os anos do evento, a decisão de adiar a festa para 2022 leva em consideração a necessidade de cuidado e valorização à vida no atual momento de pandemia de Covid-19, além de cumprir as recomendações dos órgãos reguladores e demais autoridades sanitárias do estado de São Paulo para que se evite aglomerações.

Atibaia é uma das maiores produtoras de morangos do estado de São Paulo e concentra 25% da produção nacional de flores. A estimativa da safra de morango para 2021 é de 3 milhões de pés e a cada quatro flores vendidas no Brasil, uma é de Atibaia. Com o adiamento do evento em 2020, esta seria a 40ª edição celebrada.

A decisão de adiar a festa novamente foi tomada em razão da conjuntura epidemiológica e impossibilidade de se prever a retomada da realização de grandes eventos como este, que precisa ser planejado e estruturado com meses de antecedência para poder acontecer. Dando destaque aos produtores rurais de Atibaia e região, a festa costuma receber a cada edição mais de cem mil turistas, fomentando a cultura regional e gerando mais de mil empregos diretos e indiretos. Promovida já em 1968 pela colônia japonesa de Atibaia, a Feira Agrícola no trevo da Rodovia Fernão Dias foi sendo realizada de forma intermitente até se consolidar no calendário comemorativo da cidade como a tradicional festa das flores. Em 1985, a 6ª edição do evento incorporou os produtores de morango, inaugurando o famoso pavilhão de exposições no Parque Edmundo Zanoni.

A Prefeitura e a Associação Hortolândia de Atibaia lamentam o adiamento da festa, mas entendem que neste momento é preciso seguir as determinações sanitárias para preservar a saúde de todos e esperam realizar em 2022 um evento repleto de flores, morangos, vida e celebração.

print