28 de junho de 2017 | 15h31

34ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu segue até dia 9 de julho

Abertura do evento aconteceu na sexta-feira (23) com a presença de diversas autoridades.

Abertura do evento aconteceu na sexta com a presença de diversas autoridades

A 34ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu começou no último final de semana com grande número de público. Centenas de pessoas foram apreciar as deliciosas opções gastronômicas e aproveitar as atrações do parque. A abertura do evento aconteceu na noite da última sexta-feira (dia 23), e contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito da Estância de Atibaia, Emil Ono, que representou o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, além dos deputados federais Herculano Passos, Miguel Haddad, e Orlando Silva e o deputado estadual Edmir Chedid.

Com entrada gratuita ao público, a festa tem sequência nos dias 1º, 2, 8 e 9 de julho, das 10h às 23h aos sábados e das 10h às 20h aos domingos e feriados, no Parque do Morango “Duílio Maziero”. Nesta edição, quem comparecer ao Parque do Morango encontrará diversas apresentações culturais, além de exposição e venda de morangos, venda de artesanatos e flores, parque de diversões, minishopping, praça de alimentação, entre outras atrações.
Aos sábados, a partir das 20h, a animação fica por conta de shows regionais. Dia 1° de julho Ricardo Braga animará o público e, no dia 8 de julho, Ciro Aguiar e Elzyo Silver encerram as apresentações. No mesmo dia, ainda haverá queima de fogos.
O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, em conjunto com as Prefeituras de Atibaia e Jarinu e atrai todos os anos visitantes de vários pontos do Brasil.
Revitalização Morango
Todos os morangos da festa são de produtores que fazem parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, lançado este mês. Uma das ações do programa é o uso do selo “Morangos Atibaia & Jarinu” nos produtos, que identifica e representa a qualidade e a originalidade da fruta. O selo foi criado para ajudar os produtores a permanecerem no campo, de modo que possam dar continuidade à sua atividade.
A região que engloba Atibaia e Jarinu possui aproximadamente 150 produtores de morango. São 3 milhões de pés da fruta e uma produção de 4 mil toneladas, responsável por um faturamento anual de aproximadamente R$ 10 milhões. Cerca de 500 pessoas trabalham diretamente com a produção da fruta no município.
Com o novo programa, o produtor terá apoio para enfrentar alguns dos principais problemas de sua atividade, como a falta de suporte para abertura de novos mercados, dificuldade na administração da produção e os preços baixos pagos nos entrepostos, entre outros. Haverá suporte técnico e operacional desde o preparo do solo, plantio e colheita até a comercialização do produto in natura ou processado.
Outras iniciativas como a identificação de estabelecimentos e a inclusão de feiras permanentes, para que o público e turistas em geral possam encontrar facilmente os morangos de Atibaia e Jarinu, fazem parte do programa.
Rainha e Princesas da festa
A festa conta também com uma rainha e duas princesas. As representantes do evento foram escolhidas durante concurso com participação de mais de 20 inscritas, realizado no final de maio, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”.

Foram eleitas: Larissa Popin (16 anos, de Jarinu) como Rainha; Pamela de Campos (24 anos, de Atibaia) como 1ª Princesa; e Jeovana Ferrari (16 anos, de Atibaia) como 2ª Princesa. Elas foram avaliadas por um Corpo de Jurados, que atribuiu notas para os quesitos “Simpatia e Beleza”, “Desenvoltura na Passarela” e “Capacidade de Comunicação”. As vencedoras também receberam prêmios em dinheiro.
O mandato, que teve início ao final da Cerimônia de Coroação, tem validade de um ano e data de término junto ao próximo concurso (para a edição seguinte da festa).
Serviço:
– Parque do Morango “Duílio Maziero”: Estrada Municipal do Campo dos Aleixos – acesso pela Rodovia Edgard Máximo Zambotto, km 77, saída 87 da Rodovia Dom Pedro I.