26 de junho de 2017 | 15h33

Festa e alegria do público marcam desfile dos 352 anos de Atibaia

Tema do desfile foi “Atibaia Município Leitor”.

Tema do desfile foi “Atibaia Município Leitor”

Atibaia completou 352 anos no último sábado (24) em clima de muita festa e alegria. Como em todos os anos, o tradicional desfile cívico de aniversário da cidade, realizado na Avenida da Saudade, em frente ao Paço Municipal, encantou e animou a manhã de centenas de munícipes expectadores, que ao longo da via e também na arquibancada montada pela Prefeitura, aplaudiam, ansiosos, a cada escola, associação, entidade, grupo, forças de segurança e Corpo dos Bombeiros, que desfilaram no local.

Este ano, o desfile teve como tema “Atibaia Município Leitor”. O município foi o único do Estado de São Paulo a receber, no ano de 2014, o prêmio nacional “Município Leitor”. Esta conquista se deve às ações desenvolvidas pela Prefeitura no “Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber”, com o grande investimento em livros e incentivo à leitura.
Anteriormente ao desfile, um ato cívico, com cerimônia de hasteamento das bandeiras e execução dos Hinos Nacional e de Atibaia, pela Corporação Musical 24 de Outubro, contou com as presenças do prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, do vice-prefeito da Estância de Atibaia, Emil Ono, deputados, secretários municipais, vereadores e convidados.

Em seu discurso, o prefeito agradeceu a presença de todos, enalteceu a família e as belezas naturais de Atibaia, fez um breve histórico e falou sobre os desafios de governar uma cidade e prepará-la para o futuro. “Uma cidade é justa e próspera se for para todos e não apenas para alguns”, destacou. “Aos 352 anos, nossa cidade volta a assumir seu protagonismo regional. Sem dúvida somos hoje a cidade que mais se desenvolve na região, que mais gera riquezas e que tem conseguido atravessar este momento difícil da vida do país de cabeça erguida, com austeridade e com foco na solução dos problemas”, afirmou.

O prefeito também falou sobre a importância da participação popular na política e os benefícios disso para um governo. “Mas devemos ter claro que a política só faz sentido se tivermos participação ativa da população, é o único caminho democrático capaz de transformar para melhor a vida das pessoas. No nosso governo, temos pautado muitas decisões ouvindo a população. Quanto mais nossas decisões forem tomadas em conjunto com a sociedade, menor a chance de errar. Temos nos esforçado muito para isso”, disse.

O chefe do Executivo também destacou em seu discurso o trabalho realizado pelos vereadores e pelo Poder Judiciário, além de ressaltar seu compromisso com a verdade. “Quero aqui também reconhecer e agradecer todo o apoio e esforço da Câmara Municipal e dos vereadores que iniciaram seus mandatos este ano. Tenho acompanhado o trabalho dos vereadores e devo dizer que é muito satisfatório perceber que os mandatos estão sendo construídos com muito diálogo e respeito com a população. Não posso deixar aqui de citar o trabalho do Judiciário e do Ministério Público em nossa cidade, instituições fundamentais para o pleno exercício e equilíbrio da democracia. Posso dizer que em nossa cidade o Poder Judiciário tem cumprido fielmente seu papel elementar, o de fazer prevalecer a verdade e justiça. E a verdade é sempre o melhor caminho. O que unifica nossa gente é o amor por Atibaia”, complementou.

Leia discurso completo do prefeito da Estância de Atibaia

Encerrando a festa, com muito brilho e técnica, a premiada e aguardada Fanfarra Municipal de Atibaia, FAMA, apresentou novas músicas e performances, animando ainda mais o público e marcando mais um aniversário de Atibaia.