22 de março de 2017 | 16h50

“Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública” é criado em Atibaia

Prefeitura também prepara novo sistema de monitoramento eletrônico.

Prefeitura também prepara novo sistema de monitoramento eletrônico

Integrantes das forças de segurança que atuam no município participaram na manhã desta quarta-feira, 22, de uma reunião com o prefeito da Estância de Atibaia Saulo Pedroso de Souza e o vice Emil Ono, no Fórum Cidadania, para formalizar a criação do “Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública” no município.

Trata-se de um fórum executivo e deliberativo, com sede própria, que tem representantes de cada corporação, de modo que tomem decisões conjuntas referentes ao atendimento das ocorrências e o monitoramento do trabalho em todo município.
Atibaia é a primeira cidade da região a criar e colocar em funcionamento o gabinete integrado.
Nele são definidas estratégias e compartilhadas informações, de maneira que todos atuem conjuntamente para prevenir e reduzir a criminalidade.
Para o prefeito, com esta iniciativa as forças de segurança chegarão cada vez mais perto da população. A criação do “Gabinete Integrado” tem amparo legal, reconhecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

Ilustração

O “Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública” será formado por integrantes da  Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública.
No encontro de quarta-feira estiveram presentes o Inspeto Pomar (PRF), Capitão Turolla (PM), Tenente Bravo (Polícia Ambiental), Capitão Barazza (Corpo de Bombeiros), Sargento Rudney (Corpo de Bombeiros), Dr. Sebastião Alves de Oliveira (delegado de Polícia Civil) e Lucas Cardoso (secretário de Segurança Pública e representante da Guarda Civil Municipal).
O chefe do Executivo, acompanhado pelo secretário de Segurança Pública, Lucas Cardoso, aproveitou a oportunidade para anunciar a implantação de um novo sistema de monitoramento eletrônico, nos próximos meses, em diversas regiões da cidade.
A licitação para definir a empresa que fornecerá os equipamentos da central de segurança deve ser realizada nos próximos dias.
A ideia da Prefeitura é instalar um sistema moderno, com câmeras novas (que substituirão as atuais), e que possa ser utilizado por todas as forças policiais do município, de maneira integrada.
Segundo o secretário de Segurança Pública, com essa aquisição Atibaia contará com um circuito 100% integrado, que já fará parte do ‘Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública’, capaz de responder às demandas da população com mais agilidade e precisão.