GGI da Segurança reúne-se pela 1ª vez em 2019 e discute redução nos índices de furtos e roubos em Atibaia
4 de Janeiro de 2019 | 10h23

Planejamento de operações para janeiro também esteve na pauta da reunião

O GGI Atibaia (Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública) esteve reunido pela primeira vez em 2019. Na quarta-feira (02), com a presença do prefeito em exercício, Emil Ono, as forças de segurança da cidade discutiram o planejamento de operações para janeiro e também os recentes índices que mostram redução no número de roubos e furtos em Atibaia, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

De janeiro a novembro de 2018, por exemplo, o índice que mede os roubos na cidade apresentou queda importante, com 256 casos a menos do registrado em 2017 e no mesmo período. O índice de furtos também registrou queda. Foram 1514 casos em 2018 e 1699 em 2017. Na comparação de 2017 com 2018, nos meses de outubro e novembro, os roubos e furtos de veículos também tiveram queda. O índice do roubo de carga caiu: de janeiro a novembro de 2017 foram 76 casos; já em 2018, no mesmo período, 61.

Ainda no encontro, que aconteceu no Fórum Cidadania, o GGI Atibaia debateu o recente roubo a agências bancárias da cidade. Em estudo do caso, foi traçado o esboço de um plano de contingência e o que se pode ser realizado para evitar ações similares. Outros casos, como furtos praticados por ladrões já conhecidos mas que estão nas ruas novamente, também estiveram em pauta.

O GGI Atibaia é formado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Poder Público Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público. As reuniões do colegiado acontecem a cada 15 dias.