4 de agosto de 2017 | 16h29

Dia 10: Governo apresentará projeto de revitalização da Lucas

Corredor gastronômico passará a ter duas faixas em ambos os sentidos, baias de estacionamento, lombofaixas, novos abrigos de ônibus e nova sinalização, entre outras melhorias. Encontro será quinta-feira, dia 10.

Encontro será nesta quinta-feira, dia 10; Corredor gastronômico passará a ter

A movimentada e atraente Alameda Lucas Nogueira Garcez, uma das principais vias de Atibaia, utilizada diariamente por milhares de moradores e visitantes de Atibaia, será revitalizada em breve. A Administração Municipal marcou uma reunião com moradores, comerciantes e o Rotary Club Atibaia para apresentação do projeto de revitalização. O encontro acontece na próxima quinta-feira, dia 10 de agosto, às 19h, na sede do Rotray Club Atibaia (Al. Lucas Nogueira Garcez, nº 2097).

Perspectiva artística do projeto/Ilustração

A Prefeitura da Estância de Atibaia já tem um projeto preparado pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente com intervenções planejadas que devem transformar a “cara” desta que é uma das vias com maior fluxo de veículos, movimentação de pessoas e oferta de serviços no município. O objetivo principal do projeto é dar mais fluidez ao trânsito no local, com reflexos positivos no tráfego de todo o entorno, valorizando a Lucas, considerada um “corredor gastronômico” da cidade.
Segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito, a Lucas passará a ter duas faixas no sentido Centro-bairro e duas faixas no sentido bairro-Centro, o que deverá aumentar a capacidade de escoamento dos veículos ao longo da via, garantindo mais circulação e organização não só na alameda, mas nas ruas das regiões vizinhas (vias longitudinais e transversais). Conforme a Pasta, hoje no horário de pico (entre 17h e 19h) passam pela Lucas cerca de 980 veículos por hora e, acima de 1.000 veículos, já pode-se consider a existência de um congestionamento na via.
Outra mudança prevista envolve o sistema de estacionamento ao longo da Lucas. A Prefeitura realizou um levantamento topográfico e onde houver possibilidade serão implantadas baias de estacionamento. Portanto, mesmo com duas faixas para circulação de veículos, haverá novas baias em diferentes disposições, como vagas em diagonal em relação à calçada, vagas a partir de recuos da calçada ou vagas dispostas junto aos canteiros centrais.
Perspectiva artística do projeto/Ilustração

A Lucas também ganhará canteiro central com paisagismo, iluminação com lâmpadas LED, novos abrigos de ônibus e nova sinalização. Além disso, o projeto prevê alterações e adequações que devem tornar o trânsito mais seguro para motoristas e pedestres, como a implantação de lombofaixas e de “ilhas de refúgio” em alguns trechos, de modo que os transeuntes possam atravessar a via em dois lances.
O projeto prevê intervenções ao longo de toda a Alameda Lucas Nogueira Garcez e conta com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, da Secretaria Estadual de Turismo, para reestruturação das áreas, revitalização e recapeamento de vias públicas, bem como outros itens para fortalecer a oferta turística dos municípios atendidos. O investimento total é de R$ 10.329.718,02, sendo R$ 5.224.185,34 em recursos próprios da Prefeitura.
A Alameda Lucas Nogueira Garcez é responsável pela ligação do Centro a vários bairros da cidade e também permite acesso à Rodovia Fernão Dias. A via também é considerada um “corredor gastronômico” da cidade, servindo como um tradicional ponto de encontro e referência dos frequentadores de restaurantes, bares e lanchonetes, além de abrigar inúmeros estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.