Prefeitura de Atibaia inaugura Central de Intermediação em Libras
28 de junho de 2022 | 13h37

Prefeitura de Atibaia inaugura Central de Intermediação em Libras

Novo serviço terá inauguração oficial nesta quarta-feira, 29, às 10h, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Com o objetivo de garantir acessibilidade à comunidade surda, a Prefeitura de Atibaia inaugura nesta quarta-feira, 29, a Central de Intermediação em Libras (CILA), que oferece um sistema de intermediação entre o munícipe surdo, o intérprete e o servidor municipal na prestação de serviços públicos.

O evento de inauguração será realizado a partir das 10h, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), na Rua Zeferino Alves do Amaral, nº 78, Centro, no térreo, mesmo local onde funcionará a Central. Segundo a SADS, a CILA pôde ser implantada após uma adequação interna na sede da Pasta e busca atender a comunidade surda que necessite de interlocução com outros serviços municipais, estaduais ou federais, entre outras demandas. Ainda conforme a Pasta, a CILA conta com uma técnica em interpretação de libras concursada e já vem realizado atendimentos ao longo dos últimos meses.

Entre os serviços prestados estão visitas domiciliares e atendimento familiar em conjunto com a rede socioassistencial, além de intermediações entre surdo e ouvinte em atendimentos para cadastramento no CadÚnico, requerimento de BPC, requerimento do Auxílio Brasil, consultas médicas, junto à Delegacia, para envio de documentos no protocolo digital da Prefeitura, entre outros.

A CILA também promove a articulação com empresas para inserção dos surdos no mercado de trabalho, com acompanhamento, e ainda realiza ações para garantir visibilidade e sensibilizar a sociedade na empatia, comunicação e inclusão da comunidade surda no município em todos os setores.

Vale lembrar que em 2021 a Prefeitura, por meio da SADS, criou um sistema de mapeamento das pessoas com deficiência (PcD) em Atibaia, com o objetivo de planejar ações voltadas aos desafios encontrados pela comunidade PcD no dia a dia, para então promover as melhorias verificadas como necessárias nos serviços oferecidos na cidade.

Entre os públicos mapeados esteve o grupo dos surdos residentes no município e, a partir do levantamento, a Prefeitura viabilizou a implementação da CILA como forma de garantir direitos e acessibilidade aos surdos e ampliar o acesso a programas que os beneficiem.

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