Prefeitura de Atibaia inaugura farmácia no bairro Cachoeira
18 de dezembro de 2020 | 15h19

Prefeitura de Atibaia inaugura farmácia no bairro Cachoeira

Governo ampliou de 7 para 16 o número de dispensários municipais de medicamentos desde o ano de 2013

Nesta quinta-feira (17) a Prefeitura da Estância de Atibaia inaugurou mais uma farmácia no município, desta vez na Unidade de Saúde da Família – USF “José Francisco Faria”, no bairro Cachoeira. O novo espaço da rede municipal de atendimento e cuidados farmacoterápicos completa uma ampliação promovida pelo Governo que foi responsável por elevar de 7 para 16 o número de dispensários municipais de medicamentos desde o ano de 2013 – um aumento de mais de 100% na estrutura disponível na cidade.

Segundo a Secretaria de Saúde, a inauguração da farmácia dá sequência ao processo de ampliação e descentralização de serviços que permite atender, principalmente, moradores de bairros mais distantes do Centro. Além disso, conforme a Pasta, a ação é mais uma conquista do Governo na promoção do cuidado integral e na universalização do acesso à saúde em Atibaia.

Prefeitura de Atibaia inaugura farmácia no bairro Cachoeira

Os medicamentos são adquiridos com recursos da Prefeitura e dos governos Estadual e Federal, ficando a gestão do estoque a cargo do moderno sistema Hórus, uma base automatizada de dados do Ministério da Saúde que garante mais agilidade no abastecimento e ajuda a evitar desperdícios. Eles integram a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), lista que é atualizada anualmente e inclui medicamentos básicos como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos, remédios para hipertensão, diabetes e outros destinados à atenção primária à saúde.

Assim como as demais farmácias municipais, o atendimento no novo espaço será feito por um farmacêutico mediante apresentação de receituário médico atualizado com o nome genérico do medicamento, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Com a inauguração da farmácia da USF “José Francisco Faria” (Cachoeira), Atibaia ampliou para 16 o número de dispensários municipais de medicamentos, que já atendem a população nas unidades de saúde do Centro, Alvinópolis, Caetetuba, Cerejeiras, Imperial, Portão, Tanque, Maracanã, Boa Vista, Itapetinga, Flamenguinho, Rio Abaixo, Rio Acima, UBS Sumico Ono e Centro de Atenção Psicosocial (CAPS).

print