Atibaia está entre as melhores do Estado em índice que avalia a qualidade da gestão do Cadastro Único
24 de novembro de 2021 | 17h20

Levantamento do Programa Parcerias Municipais, do Governo Estadual, utiliza o Índice de Gestão Descentralizada dos Municípios (IGD-M) para medir capacidade das cidades em gerir programas sociais; Atibaia é 19ª do Estado

Atibaia registra a 19ª melhor nota do Estado de São Paulo no Índice de Gestão Descentralizada dos Municípios (IGD-M), conforme levantamento do Programa Parcerias Municipais, do Governo Estadual. O IGD-M é o índice que mede a qualidade da gestão do Cadastro Único para programas sociais nos municípios. Atibaia detém a nota 0,79 no IGD-M, que varia de 0 a 1 – quanto mais próxima de 1, maior a qualidade da gestão do Cadastro Único no município.

Segundo o Programa Parcerias Municipais do Estado, o Ministério da Cidadania (Governo Federal) utiliza o IGD-M como base para determinar o repasse de recursos aos municípios para realização da gestão do Cadastro Único e de programas sociais.

O índice é composto por fatores relativos ao cadastramento da população, adesão ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), execução de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social e aprovação das contas do Fundo Municipal pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Programa Parcerias Municipais
Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo em junho de 2019, o Parcerias Municipais tem o objetivo de unir esforços com os municípios para reduzir desigualdades regionais em três áreas prioritárias – Educação, Saúde e Segurança. A iniciativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023.