Jornada Literária oferece programação especial para alunos e professores de Atibaia
13 de outubro de 2021 | 18h22

Jornada Literária oferece programação especial para alunos e professores de Atibaia

Rede Municipal de Ensino contará nas próximas semanas com entrega de livros, contação de histórias, teatro e apresentações musicais

De 18 de outubro a 30 de novembro, a Secretaria de Educação de Atibaia irá promover mais uma edição da Jornada Literária, evento destinado aos estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino. O projeto tem como objetivo principal desenvolver habilidades de leitura e escrita nas crianças, a partir das atividades realizadas pelos professores e estudantes diariamente nas escolas.

A Jornada Literária deste ano acontecerá nas unidades escolares de forma híbrida, ou seja, com eventos presenciais e virtuais. Seguindo a programação, as crianças receberão livros dos autores estudados, assistirão a uma peça teatral e ainda terão a oportunidade de conhecer o autor por meio de um contato virtual, devido ao momento de pandemia que ainda estamos enfrentando. Todas as atividades foram programadas de acordo com os cuidados previstos no protocolo sanitário de combate à pandemia.

Participam da Jornada Literária 2021 os autores: Jonas Ribeiro (pré-escola), Alessandra Roscoe (1º ano), Tino Freitas (2º ano), Alexandre Rampazzo (3º ano), Leo Cunha (4º ano), Pedro Bandeira (5º ano), Eraldo Miranda e Donaldo Buchweitz (EJAI – Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Além disso, como uma importante ação de valorização do trabalho de engajamento com o desenvolvimento do projeto no incentivo à leitura e escrita, os profissionais da Rede Municipal de Ensino participarão, no dia 19 de outubro, da palestra: “Como transformar crise em oportunidade na educação”, com o renomado professor doutor Leandro Karnal. A palestra será transmitida ao vivo no nosso canal do YouTube da Prefeitura da Estância de Atibaia.

A Jornada Literária faz parte do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, reconhecido em 2016 como Política Pública em Atibaia, por sua relevância no município através de ações para o incentivo da leitura em todos os segmentos da Educação Básica: Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos e Idoso. As atividades do projeto ocorrem durante todo o ano letivo.

Ao longo dos últimos anos, o projeto tem contribuído significativamente para a evolução na aprendizagem dos estudantes em suas práticas de leitura, no domínio da escrita e nas diversas situações do cotidiano, no que pode ser comprovado pelos resultados identificados no SAEMA (Sistema de Avaliação das Escolas Municipais de Atibaia) e pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

*Atualizada em 19 de outubro de 2021, às 13h14

print