20 de junho de 2018 | 17h13

Lançada a pedra fundamental da Creche do Alvinópolis

Obra é uma parceria da Prefeitura de Atibaia com o Governo do
Estado de São Paulo e atenderá 250 crianças

Para garantir ainda mais educação para todos, o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, lançou na manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho, a Pedra Fundamental para a construção de mais uma creche no município, no bairro Alvinópolis. A nova unidade será fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. Esta é apenas a primeira das cinco obras de construção e ampliação de escolas e creches programadas no calendário “Atibaia Mais Futuro Para Todos”, que garantirão mais de 1.150 vagas na Rede Municipal de Ensino.

A creche do Alvinópolis ficará na Rua José Benedito Trofino, ao lado da EE Maria Cecília Teixeira Pinto, em terreno de 4 mil metros quadrados doado pela Prefeitura. Com um investimento de R$ 2.045.808,60, feito pelo Estado, o projeto prevê dois berçários, seis salas de atividades e uma sala de uso múltiplo, além dos ambientes administrativos e de apoio, refeitório, cozinha e solário, de acordo com projeto definido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A nova unidade atenderá a 250 crianças, de 0 a 5 anos de idade, e terá uma área de 813m².

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Atibaia, atualmente a Rede Municipal de Ensino atende a 14.785 alunos (exceto CAADE e EJA) em 65 creches e escolas. São 1.499 alunos em 13 creches municipais e 987 matriculados em 14 creches comunitárias, e 12.299 crianças em 38 escolas municipais de ensino infantil e ensino fundamental. O calendário “Atibaia, Mais Futuro Para Todos” ainda prevê importantes investimentos voltados para a Educação: a exemplo da reforma e ampliação da Escola Rita Lourdes, no Sul Brasil, e o início da construção do Ciem 2, no Jardim Imperial.

Todo o trabalho realizado na área de educação em Atibaia garante que a cidade seja a 20ª colocada no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede a qualidade das oportunidades na educação básica; tenha nota “A – Altamente Efetiva”, a mais alta na avaliação, no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), uma ferramenta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores municipais; e nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a maior da história da cidade e uma meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para 2021.

Estiveram presentes na solenidade, além do prefeito, o vice-prefeito Emil Ono, a presidente da Câmara Municipal, Roberta Barsotti, a secretária da Educação, Márcia Bernardes, os vereadores Michel Carneiro, Fabiano de Lima e Zé Machado, os secretários Ricardo Pissulin (Obras Públicas) e Lincoln Xavier (Comunicação), os coordenadores especiais Marcos Moura (Idoso), Luiz Toricelli (Relações Institucionais), Marcos Melo (Ouvidoria), Viviane Cocco (Planejamento Estratégico) e Georgina Piniano (Mulher).

Modo Texto

Deixe um comentário