13 de Janeiro de 2017 | 09h56

Limpeza dos sistemas de drenagem garante fluidez e escoamento das chuvas

Ação foi realizada no Jd. Brasil, Terceiro Centenário, Pq. das Nações, Pq. dos Coqueiros, Estoril e Kanimar.

Nesta semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu continuidade aos serviços de limpeza de sistemas de drenagem, como bueiros, bocas de lobo e galerias do município.
A ação foi realizada nos bairros do Jardim Brasil, Terceiro Centenário, Parque das Nações, Parque dos Coqueiros, Estoril e Kanimar. Na região do Parque das Nações, as equipes também executaram a roçada de mato.
O objetivo dos serviços, realizados rotineiramente e intensificados na temporada de chuvas, é garantir a fluidez e o escoamento das águas pluviais nas galerias, reduzindo os riscos de alagamentos nessas regiões e minimizando a erosão provocada pelas chuvas.
Vale lembrar que, em razão do atual período de chuvas, a Secretaria de Infraestrutura, responsável pela realização de serviços de manutenção de vias e áreas públicas, está priorizando o atendimento de serviços dessa espécie.
Com a chegada da temporada de chuvas, os diversos setores da Administração Municipal intensificaram o atendimento às demandas relacionadas a esta estação do ano em que, tradicionalmente, é esperado um maior volume de chuvas.
A “Operação Verão”, como é chamado esse plano de ações, é um trabalho realizado anualmente pelos órgãos de Defesa Civil dos municípios, em todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de preservar vidas e reduzir danos materiais causados por possíveis inundações e deslizamentos de terra.
Em Atibaia, nesta temporada a “Operação Verão” teve início oficial em dezembro de 2016, com previsão de término até 31 de março deste ano, conforme planejamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Mais informações
http://www.mi.gov.br/defesacivil
http://www.cemaden.gov.br/
http://www.defesacivil.sp.gov.br/
Índice pluviométrico (medição da quantidade de chuva)
http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo
http://www.ciiagro.org.br/ema/
Rede Telemétrica (medição do nível do Rio Atibaia)
http://www.saisp.br/geral/Processo.whtml?BACKCOLOR=1&OK=OK&OVLCODE=ESP&PRODUTO=56&USERID=PuB&WHICHCHANNEL=54&WHICHCODE=100&
Previsão do tempo e radares meteorológicos
http://tempo.cptec.inpe.br/
http://www.inpe.br/webelat/homepage/
http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/402/atibaia-sp
http://www.accuweather.com/pt/br/atibaia/41652/weather-forecast/41652
http://www.ipmet.unesp.br/index2.php?menu_esq1=2&abre=ipmet_html/radar/ppi.php

Modo Texto