Mais um Espaço Árvore é implantado em Atibaia
26 de setembro de 2018 | 16h05

Mais um Espaço Árvore é implantado em Atibaia

Espécie ipê-amarelo, adequada à arborização urbana,
foi plantada na calçada ecológica em frente ao FACILITA

Atibaia foi contemplada com mais um Espaço Árvore, desta vez em calçada ecológica situada em frente ao FACILITA, equipamento da Prefeitura situado na Rua Castro Fafe, nº 295, Centro. No local, houve o plantio de um ipê-amarelo, espécie adequada à arborização urbana. Ao lado, no limite do Espaço Árvore, também foi instalada uma placa contendo a identificação e as coordenadas geográficas da árvore.

Segundo a Coordenadoria Especial de Meio Ambiente, o Espaço Árvore é uma área permeável (gramada) destinada à implantação de uma muda arbórea de grande porte, preferencialmente, ou de médio porte. Ele deve ser implantado em calçadas que tenham, no mínimo, 2,5 metros de largura. Para tanto, o Espaço Árvore deve ser instalado na proporção de 40% da largura da calçada, e seu comprimento deverá ter, no mínimo, o dobro da largura, devendo ser mantida uma faixa para o trânsito de pedestres de, no mínimo, 1,20 metro de largura.

Ainda de acordo com a Coordenadoria Especial de Meio Ambiente, o Espaço Árvore deve ser preservado permanentemente para o desenvolvimento do exemplar arbóreo. Caso a árvore existente seja suprimida do local, deverá ser substituída, de modo a impossibilitar que o espaço seja cimentado, ladrilhado ou permaneça vazio. Vale lembrar que em caso de danos ao Espaço Árvore os infratores estarão sujeitos às sanções previstas em lei.

Também vale lembrar que desde 2017 a Prefeitura, por meio da Campanha ArborizAção, tem fornecido gratuitamente mudas de árvores aos munícipes interessados em arborizar suas calçadas. A ideia é estimular ações de conscientização e cidadania voltadas à conservação ambiental. Os interessados em adotar uma árvore devem se dirigir à Coordenadoria Especial de Meio Ambiente (Rua Castro Fafe, nº 295, Centro, 2° Piso). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4418-7800 – Ramal/Opção 1.