Muralha Digital de Atibaia recupera mais um veículo furtado

Moto é recuperada 15 minutos após passar num dos pontos de monitoramento.

Moto é recuperada 15 minutos após passar num dos pontos de monitoramento

A Muralha Digital, novo sistema de segurança e monitoramento instalado em Atibaia, novamente apresenta resultados. Uma motocicleta, furtada no Alvinópolis, no início da tarde da última quinta-feira (11), foi recuperada pela Guarda Civil Municipal apenas 15 minutos após o crime. Depois de inseridos os dados da placa do veículo no programa, um alerta foi disparado quando o criminoso circulava pela região do Caetetuba, ao passar por um dos pontos de monitoramento da Muralha. Viaturas da GCM cercaram o veículo e conseguiram recuperar a moto furtada. O suspeito de furto, que havia saído recentemente da prisão e já tem várias passagens pelo mesmo delito, foi preso e encaminhado ao plantão da Polícia Civil.

Mostrando-se eficaz, o sistema de monitoramento ajudou, no dia 19 de dezembro, o Gabinete de Gestão Integrada – GGI Atibaia a recuperar um veículo roubado e apreender um envolvido no crime. As câmeras, instaladas em pontos estratégicos pela Prefeitura de Atibaia, estão ligadas e fazendo o carregamento do banco de dados de veículos suspeitos, permitindo a realização do trabalho de inteligência da polícia de forma mais efetiva.

Atibaia apresenta sistema moderno de monitoramento por câmeras

Ao todo, 42 câmeras, em pontos estratégicos da cidade, monitoram o comportamento de veículos que entram e saem de Atibaia, a fim de identificar aqueles que possuem conduta atípica e podem estar vinculados a crimes. A análise do comportamento dos veículos leva em consideração os locais por onde o carro entrou e saiu da cidade, os horários e se houve crimes no período em que o veículo permaneceu no município.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Lucas Cardoso, a Muralha Digital representa uma ferramenta importante e um grande reforço no trabalho de inteligência. “Já identificamos outros veículos, e inquéritos já estão sendo abertos pela Polícia Civil, possibilitando assim ações preventivas, com mais efetividade de combate ao crime no município”, disse.