Nova viatura e equipamentos reforçam estrutura da Defesa Civil de Atibaia
15 de junho de 2022 | 17h29

Nova viatura e equipamentos reforçam estrutura da Defesa Civil de Atibaia

Conquistas foram obtidas por meio de convênio com o Governo do Estado para aparelhamento das defesas civis municipais paulistas

A Defesa Civil de Atibaia teve sua estrutura de atendimento reforçada com a chegada de uma nova viatura Fiat Strada e outros equipamentos utilizados nas operações de prevenção e salvamento realizadas pelo órgão. As novas aquisições, conquistadas por meio de convênio com o Governo do Estado para aparelhamento das defesas civis municipais paulistas, foram entregues pelo governador Rodrigo Garcia e recebidas pelo vice-prefeito, Fabiano de Lima, na cerimônia de lançamento da Operação Estiagem 2022, realizada no Palácio dos Bandeirantes na última quinta-feira (9).

Além da viatura, Atibaia recebeu dois kits de combate a incêndio florestal, dois megafones, seis lanternas, duas motosserras, uma boia de rafting, oito refletores com tripés e um gerador, um investimento de R$ 180 mil que foi viabilizado com recursos provenientes de emenda parlamentar. Na ocasião, outros 23 municípios paulistas receberam viaturas e equipamentos pela ação de aparelhamento das defesas civis municipais do estado de São Paulo, promovida desde 2020 pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC/SP.

Em razão do período mais seco do ano, marcado pela falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar, a Operação Estiagem é realizada pela Defesa Civil Estadual para atuação no combate a focos de incêndios nas áreas de vegetação dos municípios paulistas. A Operação Estiagem 2022 teve início em 1º de junho, com término previsto para 30 de setembro.

Responsável por coordenar e supervisionar ações de prevenção, preparação e resposta a desastres relacionados a eventos naturais, a Defesa Civil de Atibaia possui equipes treinadas para atender emergências, com atendimento 24 horas pelos telefones: 199, 4402-7414 e 4411-5108.