2 de junho de 2017 | 18h38

Novo modelo de transporte coletivo é apresentado em reunião do Concidati

Sistema de transporte coletivo terá Bilhete Único e 365 novos horários de ônibus.

O transporte coletivo do município foi tema do encontro do Concidati – Conselho das Cidades, realizado na terça-feira, 30.
Integrantes da Administração Municipal apresentaram um histórico do transporte urbano e elencaram as principais mudanças previstas para o setor.

Desde abril deste ano, o serviço é realizado pela empresa Sancetur – “Sou Atibaia”, contratada emergencialmente pela Prefeitura.
No último mês de maio foi publicado o edital de licitação para contratação definitiva de nova empresa de transporte público que vai operar nos próximos dez ou vinte anos.
Entre os presentes no encontro estavam o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, secretários municipais e vereadores.
O Conselho da Cidade é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva e fiscalizador, de caráter permanente, que reúne representantes do poder público e da sociedade civil.
O objetivo do conselho é propor e discutir diretrizes para a formulação e implementação da política de desenvolvimento urbano e rural, acompanhar e avaliar a sua execução.
Novo modelo de transporte coletivo
O novo edital foi totalmente reformulado e prevê diversas melhorias no sistema de transporte. Ganhará a empresa que apresentar a maior outorga, com valor de R$ 500 mil.
A Prefeitura pretende que a nova empresa passe por avaliações periódicas em relação à regularidade (cumprimento das viagens programadas) e pontualidade (cumprimento dos horários).
O novo edital exige que a empresa possua 86 veículos (eram 79 do antigo edital) e dois micro-ônibus (o edital anterior exigia uma van adaptada).
Em relação à segurança, o edital prevê três câmeras de monitoramento por veículo, além de GPS.
Um dos assuntos mais debatidos em relação ao novo sistema é a implantação do Bilhete Único, que possibilitará ao passageiro utilizar mais de uma condução pagando apenas uma passagem.
Em relação às linhas, o novo edital prevê um total de 30 – hoje são 29. Foram excluídas algumas linhas por não possuírem eficiência no atendimento e criadas as linhas “Circular”, “SAAE x Cerejeiras via Retiro das Fontes” e “Expressa no Bairro Jardim Imperial”.
A “Linha Circular” irá passar passar pelos principais pontos da cidade, considerados de “interesse público”, como escolas, bancos, comércios, hospitais entre outros, fazendo um círculo no sentido horário e anti-horário, com um intervalo entre partidas de aproximadamente 20 minutos.
Já a “Linha SAAE x Cerejeiras via Retiro das Fontes” vai interligar a região do Jardim Imperial (onde há a maior concentração de usuários do transporte público) ao Centro da cidade, passando pela Alameda Lucas Nogueira Garcez, que atualmente não possui uma linha com horários regulares. A previsão de intervalo de partidas desta linha será de uma hora.
A terceira linha, a “Expressa no Bairro Jardim Imperial” foi criada para atender uma das regiões mais populosas de Atibaia, que representa 20% das viagens diárias ofertadas no município.
Nos horários de pico, alguns ônibus vão carregar os passageiros até determinado pontos e depois vão seguir para o centro da cidade por um itinerário mais curto.
Ao desembarcar o último passageiro, esses ônibus voltam ao ponto inicial para realizar nova viagem.
A ideia é economizar em quilometragem e aumentar a oferta aos usuários.
O novo modelo de transporte coletivo deverá oferecer uma oferta maior aos usuários. Para se ter uma ideia, atualmente são 980 horários programados e, com a implantação do Bilhete Único e das novas linhas, serão 1.345 horários por dia.
Isso representa 365 novos horários de ônibus, um aumento de 38%.