28 de março de 2017 | 15h25

Novos ônibus da SOU Atibaia estão prontos para início do novo serviço de transporte público coletivo

Operação do sistema começa neste sábado, dia 1º de abril, com a nova empresa contratada emergencialmente pela Prefeitura, a Sancetur.

Operação do sistema começa neste sábado, dia 1º de abril,
com a nova empresa contratada emergencialmente pela Prefeitura, a Sancetur

Neste sábado, dia 1º de abril, o transporte público coletivo urbano de Atibaia iniciará uma nova fase, com operação de uma nova empresa contratada pela Prefeitura, a Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda.

Os ônibus, que já estão prontos para circulação em Atibaia e chegam ao município nesta sexta-feira, dia 31 de março, estarão identificados pela logomarca SOU Atibaia (Serviço de Ônibus Urbano de Atibaia) e a tarifa (bilhete) será de R$3,60 (três reais e sessenta centavos).

A SOU Atibaia foi contratada pela Prefeitura de forma emergencial, por meio de sessão pública, pelo prazo de 180 dias (conforme previsto na Lei de Licitações; com prazo contado a partir do dia que assumir os serviços), e iniciará a operação do sistema em 1º de abril, em substituição à Viação Atibaia que, de acordo com o Decreto n.º 8130, de 25 de janeiro de 2017, deverá garantir a continuidade da prestação do serviço até o dia imediatamente anterior à data de início da operação comercial pela nova empresa concessionária.

Cadastramento de usuários junto à empresa SOU Atibaia já começou

A SOU Atibaia conta com uma frota moderna, com um total de 83 veículos que circularão na cidade, sendo 25 ônibus novos (ano e modelo 2017), adquiridos pela Sancetur junto ao Grupo Caio Induscar, outros 55 ônibus seminovos (ano e modelo 2012), revitalizados recentemente pela Sancetur, além de 2 micro-ônibus e 1 van.

Visita ao Grupo Caio Induscar
Na segunda-feira (27) o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, acompanhado de uma comitiva de Atibaia, esteve na cidade de Botucatu-SP para conhecer a fábrica do Grupo Caio Induscar, responsável pela produção dos 25 novos ônibus da frota da SOU Atibaia.

Na ocasião, estiveram presentes também o secretário municipal de Transporte e Trânsito e de Segurança Pública, Lucas Cardoso; o secretário de Comunicação, Lincoln Xavier; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Batista de Lima; os vereadores Michel Ramiro Carneiro e José Carlos Machado; e o diretor da Sancetur (SOU Atibaia), Marco Chedid.

A comitiva de Atibaia foi recebida pelo diretor industrial e um dos acionistas do Grupo Caio Induscar, Maurício Cunha, e demais representantes da empresa, responsáveis pelas áreas de produção, engenharia e marketing.
Após assistir à apresentação de alguns dos veículos recém-fabricados que circularão em Atibaia, a comitiva atibaiense também pôde conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo Caio Induscar e a linha de produção geral da fábrica.

Prefeito concede coletiva de imprensa sobre transporte público

Os ônibus
Do total de 83 ônibus da SOU Atibaia que circularão no município, a Sancetur adquiriu 25 veículos novos (ano e modelo 2017) do Grupo Caio Induscar e revitalizou 55 veículos seminovos (ano e modelo 2012).
Os carros recém-fabricados são da nova geração do modelo ApacheVIP, que conta com motor dianteiro, chassis Mercedes-Benz, 2,5 metros de largura e 12,7 de comprimento e capacidade para 83 passageiros, sendo 39 sentados (incluindo pessoas com deficiência) e 43 em pé.

Os novos veículos têm três portas elétricas, sendo a dianteira destinada ao embarque e a central adaptada para pessoas com deficiência (PCD), com elevador disponível.
As portas também contam com acionamento pneumático e bloqueadores antiesmagamento que impedem o fechamento em caso de presença do usuário no local, garantindo mais segurança aos passageiros.

Os ônibus novos ainda contam com catraca eletromecânica e acesso via cartão magnético; sistema GPS; quatro câmeras internas com gravação durante a operação do veículo; painel dianteiro com controlador de velocidade do veículo, para acompanhamento do usuário; painéis eletrônicos de itinerário, em led branco, à frente e ao lado do veículo; solicitação de parada via botões de campainha sem fio e também por cordão; cinco saídas de emergência em janelas, que contam com vidros na cor fumê; poltrona do motorista hidráulica, com encosto de cabeça; e poltronas de passageiros ergonômicas e totalmente estofadas.

Os veículos contam com assentos prioritários em cor destacada reservados para obesos, gestantes, pessoas com bebês ou crianças de colo, idosos e pessoas com deficiência, além de área reservada para pessoa com deficiência em cadeira de rodas ou acompanhada de cão-guia.

Nos 25 veículos recém-fabricados ainda há tomadas USB disponíveis para utilização dos usuários, que poderão fazer o carregamento de seus celulares e outros dispositivos eletrônicos durante os trajetos.

Todos os ônibus da frota da SOU Atibaia receberam pintura nova, estão identificados nas cores amarelo, preto e cinza e foram sinalizados com as marcas da SOU Atibaia, da Prefeitura da Estância de Atibaia e ainda há um destaque para “Cidade das Flores e do Morango”.
Também estão disponíveis na pintura informações para contato como SAC WhatsApp, telefone e site.