Obras de reforma, ampliação e construção de unidades de saúde têm continuidade em várias regiões de Atibaia
4 de outubro de 2018 | 12h43

Bairros Rio Acima, Boa Vista e Santa Clara recebem reforço na área
com revitalização e construção de postos de saúde

Os bairros Rio Acima, Boa Vista e Santa Clara seguem com obras em execução pela Prefeitura da Estância de Atibaia na área da saúde. Nos dois primeiros, o Poder Executivo está reformando e ampliando as unidades de saúde, o que proporcionará aumento e aprimoramento dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde nesses bairros, mais distantes da região central. Simultaneamente, no Santa Clara a Administração Municipal constrói uma nova unidade, que busca oferecer ainda mais qualidade de vida para toda a população e, em especial, à comunidade do entorno.

Na UBS Rio Acima, a Prefeitura investe R$ 453.971,59 nas obras de reforma e ampliação da unidade. Os serviços foram iniciados em maio, têm prazo de execução previsto em seis meses, e são realizados pela empresa Carvalho & Silva Serviços Eireli ME. Atualmente, a unidade possui 66 m² e, com a ampliação, passará a ter área de 237 m², ganhando novos ambientes onde funcionarão salas de imunização e observação, consultórios, atendimento odontológico, sala para suturas e procedimentos, expurgo e sala limpa, banheiros para funcionários e copa, almoxarifado, depósito e área de serviço, além da sala para uso dos agentes de saúde, que terá entrada independente. O prédio também contará com recursos que garantirão acessibilidade para todos.

Reforma e ampliação UBS Rio Acima

A unidade de saúde do Rio Acima foi construída há mais de dez anos e passou pela última reforma em 2010, motivo que torna as melhorias muito aguardadas pela comunidade local. Segundo a Secretaria de Obras Públicas, no local a laje acaba de ser concretada e estão em execução serviços relativos ao contrapiso, contramarco das janelas, esquadrias e reboco.

Na UBS Boa Vista a Prefeitura investe R$ 306.276,87 nas obras de reforma e ampliação da unidade. Os serviços foram iniciados em agosto, têm prazo de execução previsto em cinco meses, e são realizados pela empresa Hebrom Construtora 7 Ltda. ME. No local, a concretagem da fundação já foi concluída e, no momento, a equipe está executando a alvenaria.

Já a UBS Santa Clara integra a construção do complexo de mesmo nome, considerado o maior complexo público de Atibaia em termos de concentração de equipamentos disponíveis à população, englobando uma moderna e ampla unidade de saúde, que será a maior da cidade, campo de futebol society, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, pista de caminhada, pista de skate, vestiários, parque infantil, centro comunitário e área de convivência, funcionando como um espaço de lazer e cidadania.

Construção do Complexo Santa Clara, em Caetetuba

A obra do Complexo Santa Clara, sob responsabilidade da empresa Alltec Construções e Comércio Ltda. – EPP, tem valor total (referente a todos os equipamentos, somando o valor da UBS e dos demais) de R$ 3.167.119,41, com recursos próprios da Prefeitura, sendo cerca de R$ 1,5 milhão oriundo do orçamento destinado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal em 2017. Os serviços foram iniciados em julho e têm prazo de execução previsto em doze meses.

A unidade de saúde em construção segue o modelo definido pelo Ministério da Saúde para UBS IV, com os ajustes necessários às necessidades de Atibaia, conforme indicações da Secretaria Municipal de Saúde. Com área de 580 m², a UBS possuirá infraestrutura adequada para os profissionais de saúde e para os usuários do SUS, contando com consultórios, farmácia, atendimento odontológico, salas de vacinação, coleta, inalação, curativos e procedimentos, além dos demais espaços administrativos e de apoio. No local, já foi concluída a etapa de fundação e, no momento, a equipe está executando a alvenaria e aterrando a área (o terreno está abaixo do nível da rua).