2 de dezembro de 2016 | 15h35

“Operação Verão” é iniciada em Atibaia

Objetivo é preservar vidas e reduzir danos materiais causados por possíveis inundações e deslizamentos de terra.

defesaComeçou na quinta-feira, dia 1º de dezembro, a “Operação Verão” em Atibaia, assim como em todo o Estado de São Paulo. É um trabalho realizado anualmente pelos órgãos de Defesa Civil dos municípios com objetivo de preservar vidas e reduzir danos materiais causados por possíveis inundações e deslizamentos de terra. A “Operação Verão” segue até até 31 de março de 2017, de acordo com o planejamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Durante esse período, em que o volume de chuva é maior, os índices pluviométricos são informados diariamente à Defesa Civil Estadual. Trata-se de um trabalho de monitoramento, prevenção, preparação e resposta a desastres, com maior atenção para as áreas de risco de inundação e escorregamento no município.
“Acompanhar a previsão do tempo e os índices pluviométricos já fazem parte do cotidiano da Defesa Civil de Atibaia, porém, nesta época de chuvas a atenção é redobrada”, explicou o Capitão Célio Cardinalli.
Assim como acontece todos os anos, funcionários da Defesa Civil participaram de oficinas preparatórias para atuarem nesse período. A oficina deste ano ocorreu em Paulínia, oferecida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e contou com profissionais de diferentes áreas, tais como geólogos, meteorologistas, profissionais de saúde, entre outros. A capacitação abordou  diversos assuntos: legislação sobre Defesa Civil e as atribuições de cada ente federativo (Município, Estado e União); como proceder durante a Operação Verão; como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças; como observar feições de instabilidade no caso de deslizamentos e desmoronamentos; como é feita a previsão do tempo; entre outros.
Com relação às previsões do tempo, elas são mais confiáveis quanto mais próximas forem realizadas (a margem de erro é menor se a previsão for de até 3 dias). Quanto mais distante a data para se prever o tempo, maior a chance de erro.
Além da capacitação de seus funcionários, a Coordenadoria Especial de Defesa Civil conta com estoque mínimo emergencial para atendimento à população, funciona em tempo integral, contando ainda com telefone de emergência (199).
A população que mora em áreas de risco de inundação ou alagamento por enxurrada e deslizamento deve estar preparada e atenta a qualquer mudança e/ou ocorrência no local. As pessoas devem guardar documentos importantes em local a salvo de inundação e alagamento. Quando possível, colocar móveis e bens em locais a salvo, evitando grandes prejuízos materiais. Qualquer dúvida, entre em contato com a Defesa Civil para que sejam feitas vistorias.
Uma dica importante envolve a questão de eletricidade. Qualquer ocorrência envolvendo fiação elétrica, os bombeiros devem ser acionados juntamente com a Elektro. Nunca se aproxime para retirar árvores, veículos, objetos e pessoas que estiverem encostados ou sob fiação elétrica.
Outra orientação refere-se aos raios. Durante temporais, procure abrigo em locais fechados e, caso estiver em veículos, as janelas devem estar fechadas. Não fique em partes externas dos imóveis. Evite ao máximo andar de moto, bicicleta e até mesmo a pé durante tempestades com descargas de raios.
Mais informações
http://www.mi.gov.br/defesacivil
http://www.cemaden.gov.br/
http://www.defesacivil.sp.gov.br/
Índice pluviométrico (medição da quantidade de chuva)
http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo
http://www.ciiagro.org.br/ema/
Rede Telemétrica (medição do nível do Rio Atibaia)
http://www.saisp.br/geral/Processo.whtml?BACKCOLOR=1&OK=OK&OVLCODE=ESP&PRODUTO=56&USERID=PuB&WHICHCHANNEL=54&WHICHCODE=100&
Previsão do tempo e radares meteorológicos
http://tempo.cptec.inpe.br/
http://www.inpe.br/webelat/homepage/
http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/402/atibaia-sp
http://www.accuweather.com/pt/br/atibaia/41652/weather-forecast/41652
http://www.ipmet.unesp.br/index2.php?menu_esq1=2&abre=ipmet_html/radar/ppi.php#

Modo Texto