Saúde lança cartilha com orientações específicas para os serviços de transporte
5 de junho de 2020 | 12h40

Saúde lança cartilha com orientações específicas para os serviços de transporte

Material aborda medidas de prevenção contra o Coronavírus que devem ser adotadas por empresas e trabalhadores no transporte de cargas e pessoas

As medidas de prevenção contra a COVID-19 incluíram na nossa rotina uma série de cuidados imprescindíveis para evitar a contaminação e propagação do Coronavírus. Quando se trata de serviços de transportes, medidas especiais devem ser adotadas para tornar a circulação de pessoas e mercadorias mais segura, o que pode causar dúvidas quanto aos procedimentos adequados para evitar a disseminação. Direcionada às empresas e trabalhadores do setor de transporte coletivo de passageiros, de mercadorias, motoristas de táxi e por aplicativo, a cartilha lançada pela Secretaria de Municipal de Saúde traz recomendações e orientações importantes para reduzir as possibilidades de contágio e transmissão.

Saúde lança cartilha com orientações específicas para os serviços de transporte

A importância de se cumprir com as rotinas de prevenção nessas atividades é evidenciada por diversos estudos recentes, em especial um que foi publicado em março na revista científica “New England Journal of Medicine” por pesquisadores de agências governamentais de saúde e universidades dos Estados Unidos. Nesse estudo, os cientistas avaliaram a resistência do vírus em superfícies compostas de diferentes materiais, concluindo que ele pode sobreviver 24 horas no papelão e 3 dias no plástico e no aço inoxidável.

Devido aos riscos envolvidos, os profissionais do setor de transportes precisam tomar alguns cuidados especiais, abordados na cartilha elaborada pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador. O material responde a diversas dúvidas tais como que tipos de produto de higiene são eficazes para promover uma desinfecção adequada, como diminuir os riscos de contaminação higienizando corretamente superfícies, veículos e equipamentos que são manipulados por diversas pessoas, que cuidados as empresas devem adotar para preservar a saúde de seus colaboradores, quais comportamentos e atitudes devem ser seguidos para tornar seguro o exercício da atividade durante a pandemia. A cartilha está disponível no link. As informações para prevenção da Covid-19 em serviços de entrega e Drive Thru podem ser conferidas aqui.

Modo Texto