7 de outubro de 2016 | 17h41

“Outubro Rosa”: ações mobilizam para prevenção do câncer de mama

Diversas unidades de saúde do município oferecerão atividades e ações em comemoração à campanha.

outubro-rosa-1Neste mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove diversas ações voltadas às mulheres do município em alusão à campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo mobilizar a população para a prevenção do câncer de mama, por meio de divulgação de informações sobre a doença e sobre a importância do diagnóstico precoce.
As ações visam ainda enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas que surgirem; informar que, para mulheres de 50 a 69 anos, é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; e informar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as brasileiras de todas as faixas etárias.
Ao longo do mês, diversas unidades de saúde do município oferecerão atividades e ações em comemoração à campanha “Outubro Rosa”, todas de forma gratuita à população.
Na USF Boa Vista haverá palestras educativas, coletas de papanicolau e dois eventos. No dia 14 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Bucal, às 13h30, a unidade oferecerá palestra educativa e orientações. Já no dia 27, para celebrar o Mês do Idoso, também às 13h30, os participantes poderão conferir palestra educativa e aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
Já a USF Cachoeira intensificará as coletas de papanicolau, testes rápidos para Sífilis e HIV e rastreamentos do Câncer de Mama, além de oferecer às sextas-feiras, a partir das 9h, palestras abordando os temas: “Menopausa e osteoporose”, “Liberdade sexual consciente e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs”, “Exercícios para a saúde e para a autoestima” e “Métodos contraceptivos”.
A USF Maracanã promoverá no dia 11 de outubro, às 9h, um evento que contará com palestra sobre Saúde da Mulher, abordando a prevenção do câncer de mama e de útero, climatério e planejamento familiar, com a presença da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. A unidade também estará todas as terças, quartas e quintas-feiras do mês de outubro com agenda aberta para coleta de citologia oncótica e solicitação de mamografia, se necessário, conforme protocolo.
No dia 26 de outubro, moradores da região do Rio Abaixo terão à disposição na USF do bairro palestra educativa e de orientação, coleta de papanicolau, oferta de testes rápidos e glicemia capilar, corte de cabelo, manicure, café da manha para as mulheres e uma mesa redonda sobre o papel da mulher atualmente na sociedade.
Durante todo o mês de outubro a UBS “Majuca Macedo”, do bairro do Portão, intensificará as coletas de papanicolau, rastreamentos de câncer de mama e os testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. E no dia 18 de outubro, a partir das 8h, haverá um café da manhã e roda de conversa com as mulheres do bairro sobre câncer de mama, papanicolau e DSTs.
Por fim, a equipe da UBS Alvinópolis fará a intensificação na coleta de papanicolau e, quando necessário, solicitação de mamografia e oferecerá palestras, às 8h30, sobre prevenção do câncer de mama, câncer de colo de útero e osteoporose. No dia 21 de outubro as mulheres da região poderão participar de um café da manhã e de uma palestra com o Dr. Guilherme sobre a prevenção do câncer de mama e colo uterino.

print