27 de outubro de 2016 | 15h39

PEA e concessionária avaliam ações de prevenção a enchentes no Portão

11224auto_pistaIntegrantes da Prefeitura e da Autopista Fernão Dias, concessionária responsável pela administração da rodovia Fernão Dias, estiveram no bairro do Portão na quarta-feira, dia 26, para avaliar medidas que combatam enchentes e alagamentos no bairro. O Portão fica localizado às margens da rodovia, que recebe as águas captadas pelo sistema de drenagem da via, e, por isso, as ações de prevenção a enchentes estão sendo definidas em conjunto entre a concessionária e o poder público municipal.
O secretário de Infraestrutura, e representantes da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente e Defesa Civil, acompanhados por engenheiros e o assessor Celso Cintra, da Autopista Fernão Dias, visitaram os pontos considerados críticos onde as águas fluviais (rios) e pluviais (chuva) têm dificuldade de vazão e que acabam alagando o bairro em períodos de fortes chuvas.
A Prefeitura e a concessionária estão em tratativas para, em parceria, viabilizar a realização de serviços de desassoreamento e limpeza em córregos e demais áreas consideradas estratégicas para a boa fluidez das águas. A limpeza de córregos e das estruturas de drenagem já tem sido feita pela Prefeitura, porém, a parceria com a Autopista Fernão Dias deverá fortalecer esse trabalho.
O objetivo do Poder Executivo é realizar o desassoreamento e limpeza em regiões mais complexas enquanto conclui-se o planejamento de ações efetivas, que já estão em andamento e demandam projetos de engenharia, com licenciamento ambiental e demais autorizações de órgãos competentes, em conjunto com a Autopista Fernão Dias.