Pré-Festival Literário promove ações de divulgação e formação de público
13 de maio de 2022 | 11h56

Pré-Festival Literário promove ações de divulgação e formação de público

Poesia em braile, ensaio aberto no Cine Itá, atividades nas escolas e varal de poesias em pontos estratégicos da cidade preparam Atibaia para o 1º Festival Literário

O 1º Festival Literário de Atibaia começa no final da próxima semana, mas quem quiser experimentar uma amostra do que vem por aí, a Secretaria Municipal de Cultura está promovendo uma série de ações e intervenções culturais neste período que antecede o início do evento. Uma espécie de esquenta para o evento oficial, o pré-festival pretende formar público e divulgar esta primeira edição, desenvolvendo atividades com alunos de escolas municipais e estaduais da cidade. Mas a programação conta também com atrações abertas e intervenções urbanas de divulgação artística em vários pontos da cidade.

O Sarau da Jandyra, movimento de arte focado na produção de meninas e mulheres de Atibaia e região, além de abrir o festival oficial no dia 20 de maio, participa com várias ações da programação pré-evento. Nos varais de poesia que serão instalados em pontos estratégicos da cidade, as jandyras Ísis Gonçalves, Isadora Títto, Mariana Farcetta, Ana André, Giulia Vacarelli e Wânia Karolis se alternam em intervenções cênicas com leitura de poesias na Feira de Artes e Artesanato do Balneário, dia 14 de maio, às 12h, e no Terminal Rodoviário da Estância de Atibaia no dia 16, às 16h. No dia 18, o Varal de Poesias acontece na biblioteca comunitária Pé de Boldo, no Caetetuba, às 12h30, e às 20h na Feira Noturna do Centro de Convenções.

Entre os dias 15 e 18, a jandyra Mariana Farcetta espalhará palavras e poemas em braile pelos muros da cidade. A ação inclui, ao lado da palavra em relevo, um QR Code pintado que dará acesso à versão sonora do conteúdo. Segundo as organizadoras, a palavra sentida pelas mãos e pelos ouvidos aponta outros sentidos na disseminação de culturas acessíveis, problematizando a invisibilidade da pessoa com deficiência na sociedade e as condições de acesso dentro das áreas da cultura e mobilidade. As intervenções acontecem no dia 15 no bairro do Portão, dia 16 na Usina, dia 17 na ATA Cultural e dia 18 na Biblioteca Pé de Boldo, sempre às 8h.

Também integram a programação do pré-festival dois ensaios abertos da Cia. Caravan Maschera. Quem quiser conhecer os bastidores e acompanhar um pouco do trabalho com marionetes, bonecos e máscaras da companhia teatral ítalo-brasileira, os ensaios acontecem às 8h30 e às 14h no Cine Itá Cultural.

Festival Literário nas escolas
Em ação conjunta com a Secretaria de Educação, o Pré-Festival Literário também contará com atividades nas escolas. No dia 29 de abril, o Sarau da Jandyra aconteceu na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro da Usina, e no último dia 11, na Escola Estadual Renato de Azevedo Rezende, no Nova Gardênia. Na quinta (12), as jandyras passaram o dia na ETEC Professor Carmine Biagio Tundisi e, na quinta que vem, dia 19, o sarau será na Escola Estadual Professor Carlos José Ribeiro, na Vila Rica.

Ainda dentro da programação que antecede o festival, no dia 18, a Escola Municipal Gilberto Sant’Anna, no bairro do Tanque, recebe uma palestra sobre o artista André Carneiro. Ministrada pela jornalista Araceles Stamatiu, pelo ex-prefeito de Atibaia Gilberto Sant’Anna e pela doutoranda em Filosofia Juliana Gobbe, a palestra vai abordar a importância da literatura e do patrimônio histórico a partir da obra do ilustre artista atibaiense que foi um dos precursores do movimento modernista em Atibaia e dá nome ao centro cultural na Rua José Lucas.

No dia 19, os alunos e professores da Escola Municipal Felipe Patacho, no Jardim Imperial, participarão de uma vivência literária proposta pelo Movimento Escola Literária, fundado pela atriz, contadora de histórias, mediadora de leitura e arte-educadora Wânia Karolis. Para encerrar o Festival Literário nas escolas, Juliana Gobbe, do coletivo André Carneiro, realizará uma oficina de leitura sobre a Semana de Arte Moderna na escola municipal Nelson José Pedroso, no bairro do Portão.

1º Festival Literário
O 1º Festival Literário, uma celebração dos livros e da literatura que promete agradar a públicos de diferentes idades e estilos, será realizado entre os dias 20 e 22 de maio. Com palestras, debates, oficinas, lançamentos de livros, contação de histórias, espetáculos teatrais, shows, food trucks e feira de livros, o evento acontece no Cine Itá Cultural, no Centro Cultural André Carneiro e na Praça da Matriz. A programação completa está disponível em: http://www.prefeituradeatibaia.com.br/noticia/festival-literario-de-atibaia/ .

print