Prefeito de Atibaia decreta luto oficial de 3 dias pela morte do Cabo PM Nilson
19 de dezembro de 2018 | 17h04

Prefeito de Atibaia decreta luto oficial de 3 dias pela morte do Cabo PM Nilson

Bandeiras no Fórum Cidadania
estão hasteadas a meio mastro, em respeito à vítima

Madrugada de pânico em Atibaia. Por volta das 3h da manhã, bandidos fortemente armados, com fuzis e metralhadoras, entraram na cidade com objetivo de roubar bancos na região central. O cabo PM Nilson Mikio Furuta Júnior, do 34º Batalhão da Polícia Militar do Interior, morreu durante a troca de tiros com os assaltantes. Em razão do falecimento do policial militar, o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, decretou luto oficial de três dias nas repartições públicas municipais, a partir de hoje (19).

De acordo com informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, veículos entraram em Atibaia durante a madrugada e as câmeras de monitoramento que compõem a muralha digital detectaram a movimentação suspeita, acionando a Polícia Militar. Nesse momento, viaturas foram encaminhadas para o cerco ao veículo roubado, mas foram surpreendidas por criminosos fortemente armados que participavam do roubo aos bancos, explodindo duas agências bancárias. Por mais de 30 minutos houve intensa troca de tiros, um policial morreu e outros três ficaram feridos.

“Apesar de todo o investimento realizado na Segurança Pública do município e o empenho realizado com a criação do GGI – Gabinete de Gestão Integrada, lamentamos a perda de um agente para a criminalidade, que a cada dia renova-se e encontra novas formas de agir. Mas uma coisa é certa: Não vamos desistir! Seguiremos investindo pesado na Segurança Pública do nosso município no que for de nossa atribuição e cobraremos das esferas Estadual e Federal mais recursos para nossas forças policiais”, afirma o prefeito Saulo Pedroso.

As investigações preliminares apontam cerca de 20 criminosos, em quatro veículos, equipados com fuzis, munição de grosso calibre, mira à distância, fardamento camuflado e colete e capacete balísticos. Até o presente momento não foram oficialmente divulgados o número de prisões efetuadas em decorrência da ação da quadrilha, para não atrapalhar as investigações.

A Prefeitura da Estância de Atibaia e os integrantes das forças do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI Atibaia) estão empenhados em empregar todo o suporte necessário para que uma resposta seja dada o mais rapidamente possível.

Há anos o Brasil vem enfrentando uma crise de segurança pública em todo o território nacional. Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado este ano, o índice de homicídios no Brasil é de cinco vezes a média global. Conforme o estudo, a cada 100 mil habitantes, 31,1 pessoas são mortas, estatística que torna o país um dos mais violentos do mundo. A análise ainda aponta que o Brasil tem o nono maior índice de homicídios do planeta.

O velório do cabo PM Nilson Mikio Furuta Júnior será realizado na Câmara Municipal de Atibaia, a partir das 18h desta quarta-feira (19). O sepultamento será amanhã (20), às 10h, no Cemitério São João Batista.