Prefeito de Atibaia participa da 2ª Roda de Conversa para discutir desenvolvimento da cultura no município
13 de setembro de 2018 | 16h08

Prefeito de Atibaia participa da 2ª Roda de Conversa para discutir desenvolvimento da cultura no município

Mais de 100 artistas e interessados no tema debateram
sobre projetos de leis de incentivo às manifestações culturais

Construir políticas públicas de valorização à produção cultural e destacar a importância da cultura na formação da sociedade é o passo inicial para despertar na população o interesse pelas manifestações artísticas e o conhecimento sobre o tema, de grande relevância também para a formação individual de cada cidadão. Na última segunda-feira, dia 10 de setembro, o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, se reuniu com mais de 100 artistas locais, na 2ª Roda de Conversa – Desafios da Cultura, para discutir sobre o tema “O que pensar sobre cultura nos próximos 10 anos”.

A roda de conversa foi realizada para continuar discussões iniciadas na 1ª Roda de Conversa, com o objetivo de aumentar a participação da população na discussão sobre o futuro das questões culturais na cidade. Produtores de diversos segmentos da cultura, como audiovisual, cinema, literatura, fotografia, música, dança e teatro, participaram do processo de formulação e adaptação de três projetos de leis de desenvolvimento da área no município.

Antes de protocolar os projetos na Câmara Municipal, o prefeito Saulo Pedroso explicou aos presentes sobre a Lei de Incentivo à Cultura, a necessidade de formação de um Conselho Municipal de Cultura e nova lei municipal para implantação do Sistema Nacional de Cultura. Os artistas puderam opinar sobre como as novas leis afetariam seu dia a dia e apontar pontos onde poderiam ser feitas algumas melhorias.

Com a conversa, foi marcado mais um encontro para aprofundar a análise das questões pautadas. O fórum, que será realizado ainda este ano, contará com palestras de especialistas em cultura e presença de representantes de municípios onde há projetos semelhantes que deram certo, a fim de compartilhar experiências.

Para Saulo, o diálogo é o melhor caminho para a pactuação de metas na área cultural. “É preciso ouvir o segmento, discutir e organizar as propostas, além de regulamentar e legitimar todo esse processo, promovendo adequações na legislação. Atibaia tem um grande potencial e um histórico muito forte na área cultural. Estamos trabalhando de forma a envolver toda a sociedade civil nessa tomada de decisões e, dessa forma, consolidarmos as políticas públicas de cultura no município”, ressaltou.

Estiveram presentes na 2ª Roda de Conversa – Desafios da Cultura, além do prefeito, artistas e membros da sociedade civil, a presidente da Câmara, Roberta Barsotti; o secretário de Cultura e Eventos, Rui Tiago Oliveira; e o secretário de Governo, Luiz Fernando Pugliesi.

Modo Texto