Prefeito inicia entrega de convites para reuniões do Plano Diretor de Atibaia
16 de Janeiro de 2019 | 12h21

Prefeito inicia entrega de convites para reuniões do Plano Diretor de Atibaia

Proposta é debater e construir, coletivamente, as diretrizes e políticas urbanas
que garantirão um futuro melhor e com mais planejamento
para a cidade nos próximos dez anos

A Prefeitura da Estância de Atibaia está dando andamento à revisão e atualização do Plano Diretor do município, que visa planejar a cidade traçando as diretrizes, orientando o seu desenvolvimento para os próximos dez anos e definindo os eixos de crescimento e regramentos. Um dos pilares desse processo é a participação social, por isso o Executivo promoverá 20 reuniões junto à sociedade civil: dez com os setores organizados e dez nas diferentes regiões estratégicas da cidade, todas previstas para os próximos meses, com início em fevereiro.

Na tarde desta segunda-feira (14) o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza – acompanhado do Chefe de Gabinete, Adauto de Oliveira; do Secretário de Obras Públicas, Ricardo Pissulin; e do Diretor de Urbanismo da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, Clayton Cavalcante – esteve na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Atibaia e Região (AEAAAR) convidando oficialmente todos os profissionais desses setores para participarem dos encontros do Plano Diretor de Atibaia. Ainda nesta semana estão previstas entregas de convites à Ordem dos Advogados Brasil – OAB de Atibaia, à Associação Comercial Industrial Atibaia – ACIA, ao Sindicato e ao Conselho Municipal Rural, e ao Conselho Municipal de Saúde.

“Demos início à entrega de convites aos diversos segmentos do município, para que participem das reuniões e audiências públicas para a elaboração do Plano Diretor de Atibaia. Na AEAAAR fomos recebidos pelo presidente Alexandre Zago e parte da diretoria – muito obrigado pela recepção. Ressaltamos a responsabilidade de todos os setores da sociedade em construir este plano que norteará o futuro da nossa cidade nos próximos anos. A população está convidada a participar”, afirmou o prefeito.

As reuniões fazem parte da “Leitura Comunitária”, etapa do processo de revisão que garante a participação direta da população na discussão sobre as diretrizes e metas que farão parte do Plano Diretor. Durante essa etapa, serão absorvidas as sugestões coletadas junto à sociedade e, na sequência, realizada uma análise da viabilidade técnica, confrontando com a proposta esboçada pela Comissão de Revisão e Atualização do Plano Diretor e empresa contratada. Somente após a conclusão da etapa da “Leitura Comunitária” acontecerá a elaboração, de fato, do Plano Diretor, momento em que será confeccionada minuta de lei que seguirá à Câmara Municipal após realização de Audiência Pública.

A Prefeitura disponibilizou, em seu site oficial ( www.atibaia.sp.gov.br ), um espaço exclusivo sobre o Plano Diretor, com uma série de informações, como esclarecimentos, notícias, agenda, legislações, publicações, leitura técnica, propostas e galeria de fotos, além de meio de contato e um fórum participativo para o registro de comentários dos visitantes.

As datas das reuniões com setores organizados da sociedade e das audiências públicas junto à população (ambas no intervalo entre fevereiro e abril de 2019) estão previstas no espaço “Agenda” do site. Toda a população está convidada a participar e pode conferir o cronograma pelo endereço http://www.prefeituradeatibaia.com.br/planodiretor/ .